domingo, 15 de novembro de 2015

TEMPLOS E ESPETÁCULOS

Na infância e na adolescência, o lugar que eu mais gostava de ir era ao Maracanã, onde assisti a grandes espetáculos. Com a progressiva queda da qualidade nos campos de futebol e o meu crescente interesse pelas artes, fui aos poucos mudando de templo, e é no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) que passei a ver a maior parte dos grandes espetáculos que me fazem sair melhor do que quando entro. Espetáculos que justificam o nome. E por um preço muito menor do que se paga no ingresso para se ir ao estádio (hoje arena), onde não piso desde 2009. Um lugar em que se pode até apenas ficar, circular, sem nada pagar, que já vale muito a pena.
Ontem, mais uma vez saí de lá extasiado, após assistir à grandiosa apresentação do Barbatuques dentro do Festival Brasil Vocal CCBB 2015. Um misto de dança e música, com percussão, melodias, harmonias e solos feitos com corpos e vozes de 10 grandes artistas, quase um time de futebol. Se visse hoje um time brasileiro com tamanho talento, determinação, inventividade e entrosamento, passaria a ser o meu de coração, mesmo que vestisse um uniforme que normalmente não me agrada.
No futebol, se o jogo fosse maravilhoso, mas meu time não ganhasse, saía frustrado. A grande vantagem dos eventos artísticos e culturais é que não há chances de isso acontecer, porque mesmo quando a qualidade não é tão alta, algo raro no CCBB, sempre se aprende algo. Outra diferença é que na época de torcedor tinha praticamente só o Maracanã para ir, freqüentei muito pouco outros estádios do Rio, a grande maioria muito ruim (a única exceção era São Januário, onde fui muito mais como repórter do que como torcedor). E no caminho que escolhi percorrer, há além do CCBB outros templos da arte e da cultura nesta maltratada cidade. Se não tão grandiosos, são tão generosamente abertos à arte quanto. E hoje, é a arte que me move.
PS.: na sexta, eu e minha mulher já havíamos assistido a um grande show, no Cariocando, capitaneado pelo meu amigo Carlinho Motta e Agenor Neto, com participações especialíssimas das cantoras Dilma Oliveira, que fez a platéia ficar de pé, e Geovana Martins. 


Vídeo: "Kererê", com o Barbatuques (aqui com quatro integrantes a mais do que no show que vi no CCBB).
Veja também:
Músicas que nos fazem viajar 2
Os sopros mágicos de Carlos Malta
Músicas que nos fazem viajar