Nada melhor do que ter uma tese reforçada por um mestre. Mesmo sem saber que eu existo, ou mesmo o que escrevi aqui no blog dias atrás (A Música é Interdisciplinar), um dos maiores compositores da história da música brasileira, João Bosco, disse que é preciso se dar mais atenção à questão educacional da música em bela e didática entrevista a Roberto D'Ávilla que foi exibida em sua primeira parte neste domingo na TV Brasil - prossegue no próximo domingo e eu mais que recomendo. Ele mencionou este pensamento logo após dar uma pequena aula sobre o samba sincopado, afirmando que a "sílaba forte" do batuque não é uma batida, mas o silêncio. E completou: "Isso é Matemática e Filosofia".
Obviamente que esta conexão (tudo a ver com o nome do programa!) me fez ficar com olhos, ouvidos, todos os sentidos vidrados na entrevista que peguei já iniciada e bem nesta parte que citei. Entre tantas outras pequenas lições que deu em menos de uma hora, destaco aqui mais uma: a de como João Gilberto - a quem muito respeito, mas de quem não sou grande fã - revolucionou o violão. Bosco mostrou no seu violão como seu xará baiano transpôs para as cordas o que anteriormente apenas instrumentos de percussão faziam. Para ele, João Gilberto reinventou esse instrumento tão identificado com a riquíssima música brasileira. E lembrei de um show que assisti em Salvador, no iniciozinho de 2006, no qual um violonista que infelizmente não me recordo o nome deu uma aula-espetáculo parecida, explicando como João Gilberto mudara o andamento do samba e chamando a atenção para o quase sussurrar de seu canto. Esqueci o nome do professor, mas não da aula.
Mas voltando ao outro João, Bosco também falou de Dorival Caymmi, que tinha a capacidade de transformar seu violão de acordo com o cenário que criava para suas músicas: praieiro, urbano ou de terreiro. E relatou também como, sendo um anônimo rapaz de Ponte Nova (MG), estudante de Engenharia em Ouro Preto (MG) no fim dos anos 60, reuniu coragem para ir até Vinicius de Moraes, que estava hospedado num hotel na cidade histórica mineira, para mostrar suas músicas, logo fazer uma parceria com o poeta na mesma madrugada e as conseqüências daquele dia.
Algum tempo depois, no início dos anos 70, Vinicius o chamou em sua casa no Rio para que João Bosco e seu grande parceiro, o estudante carioca de Medicina Aldir Blanc, apresentassem seus trabalhos a um grupo que tinha, entre outros, Tom Jobim, Chico Buarque e Toquinho. A pedido de Roberto D'Ávilla, João tocou inteira uma das músicas que tocou naquele dia: Agnus Sei. Gostaram tanto, que ele a gravou no Lado B de um compacto distribuído pelo jornal O Pasquim, tendo no Lado A a então inédita "Águas de Março", de e com Tom Jobim.
Sempre que ouço Agnus Sei, prestando muita atenção à poesia de Aldir, fico imaginando por quantos lugares e tempos na História música e letra percorreram até desaguarem na maravilhosa composição dessa dupla. E vou aprendendo assim mais algumas das lições de João.
Foto: Capa do compacto lançado pelo jornal O Pasquim no início dos anos 70, com Tom Jobim num lado e "o tal" de João Bosco no outro.
Vídeo: "Agnus Sei" (João Bosco/Aldir Blanc), com João Bosco.
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terça-feira, 26 de junho de 2012
domingo, 24 de junho de 2012
PENSO, LOGO SINTO 9
Quando se chega à perfeição, acaba a beleza.
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quarta-feira, 20 de junho de 2012
A MÚSICA É INTERDISCIPLINAR
A Música é uma Arte tão completa e poderosa que poderia perfeitamente ser a base do currículo escolar inteiro. Com os vários elementos que a compõem e toda a história que percorre nos mais variados recantos da Terra desde os mais distantes tempos - talvez antes mesmo de existir um ser vivo por aqui - ela abrange com seus sons, ritmos, compassos, acordes, melodias, harmonias, partituras, letras, cantos, vocalizações, afinações, instrumentos, regências, orquestrações, pausas, conexões, improvisações, arranjos, técnicas, produções, composições etc etc etc todas as matérias que aprendemos separadamente na escola.
Música é a interdisciplinaridade por excelência. Por intermédio dela se aprende Matemática, Línguas, Literatura, Artes, Filosofia, História, Geografia, Física, Religiões (ou Crenças, inclusive as Pagãs) e quem sabe até Química e Biologia. A Música unifica todas as matérias. Mais do que aulas de Música, que haja ensino com a Música.
Vídeos: "O mestre-sala dos mares" (João Bosco/Aldir Blanc), com Elis Regina; "Ponta de Areia" (Milton Nascimento), com Milton e Naná Vasconcelos, e "Canto das três raças" (Paulo César Pinheiro/Mauro Duarte).
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Música é a interdisciplinaridade por excelência. Por intermédio dela se aprende Matemática, Línguas, Literatura, Artes, Filosofia, História, Geografia, Física, Religiões (ou Crenças, inclusive as Pagãs) e quem sabe até Química e Biologia. A Música unifica todas as matérias. Mais do que aulas de Música, que haja ensino com a Música.
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domingo, 17 de junho de 2012
ELOGIO AO FUTEBOL
Não pude ver os jogos da Eurocopa deste sábado, mas à noite procurei na internet saber como havia acabado o Grupo A da "Copa do Mundo sem Brasil e Argentina" e tomei um susto. Menos pela classificação tcheca, já que sua seleção tinha vantagem de um ponto sobre os poloneses, um dos donos da casa, mas pela eliminação do bom time russo, que deixou a vaga nas mãos (ou melhor, pés) dos limitadíssimos gregos. O futebol é mesmo uma síntese da vida, com suas improbabilidades, incertezas, surpresas, justiças, injustiças, mil lições a cada lance.
Vi os melhores momentos dos dois jogos e em ambos os vencedores foram os que menos criaram lances de gol, sendo que no último de Polônia 0 x 1 República Tcheca, o time da casa não marcou porque havia um adversário atento e esperto em cima da risca da baliza. O empate não serviria para os poloneses, mas eliminaria os tchecos e daria a vaga para os russos. Muitos caprichos e emoções, bicho.
Na primeira rodada, a Rússia goleou com enorme facilidade a República Tcheca, por 4 a 1, e só não fez mais três, porque o seu camisa 11, Kerzhakov, não sabe chutar. Ontem, ele perdeu mais uma ótima oportunidade e ajudou sua seleção a cair mais cedo do que se esperava. Ficaram os persistentes gregos, que já venceram uma Eurocopa surpreendentemente, em 2004, numa final contra Portugal, que era a anfitriã da festa e ficou com o sabor amargo da derrota.
Avançam, portanto, para as quartas-de-final, os tchecos do cabeludo e barbudo Jiracek, com seu jeito de roqueiro dos anos 70, e os gregos do herói nacional Karagounis, já alçado ao Olimpo do esporte em seu país por todos os gols decisivos que marcou, vencendo todas as probabilidades imagináveis. Isso tudo prova mais uma vez que só o talento não basta, é preciso suar muito a camisa para se alcançar a vitória. E auto-confiança. Eis o segredo: auto-confiança.
Fotos: Jiracek (Aris Messinis/AFP) e Karagounis (AP).
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Vi os melhores momentos dos dois jogos e em ambos os vencedores foram os que menos criaram lances de gol, sendo que no último de Polônia 0 x 1 República Tcheca, o time da casa não marcou porque havia um adversário atento e esperto em cima da risca da baliza. O empate não serviria para os poloneses, mas eliminaria os tchecos e daria a vaga para os russos. Muitos caprichos e emoções, bicho.
Na primeira rodada, a Rússia goleou com enorme facilidade a República Tcheca, por 4 a 1, e só não fez mais três, porque o seu camisa 11, Kerzhakov, não sabe chutar. Ontem, ele perdeu mais uma ótima oportunidade e ajudou sua seleção a cair mais cedo do que se esperava. Ficaram os persistentes gregos, que já venceram uma Eurocopa surpreendentemente, em 2004, numa final contra Portugal, que era a anfitriã da festa e ficou com o sabor amargo da derrota.
Avançam, portanto, para as quartas-de-final, os tchecos do cabeludo e barbudo Jiracek, com seu jeito de roqueiro dos anos 70, e os gregos do herói nacional Karagounis, já alçado ao Olimpo do esporte em seu país por todos os gols decisivos que marcou, vencendo todas as probabilidades imagináveis. Isso tudo prova mais uma vez que só o talento não basta, é preciso suar muito a camisa para se alcançar a vitória. E auto-confiança. Eis o segredo: auto-confiança.
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quarta-feira, 13 de junho de 2012
PENSO, LOGO SINTO 8
Para trazer algo novo ao mundo é preciso visitar os clássicos.
Vídeo: "Une Larme" (G. Rossini), "Pezzo Capriccioso" (P. I. Tchaikovsky), "Prelude from Suite No. 3" (J.S. Bach) e "Lamentatio" (G. Sollima), com Tilly Cernitori.
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segunda-feira, 11 de junho de 2012
PENSO, LOGO SINTO 7
Com seu talento você consegue romper os limites do seu conhecimento. Portanto, quanto mais souber, mais longe irá.
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domingo, 3 de junho de 2012
DOIS GAROTOS
Tive o privilégio de mais uma vez assistir a um belo espetáculo musical na Sala Paulo Moura, que fica no Centro Municipal de Referência da Música Carioca Artur da Távola, na Tijuca, sábado, dia 2. Mais que música, tocada com virtuosismo e sensibilidade pelo violonista Marcello Gonçalves e o cavaquinista Henrique Cazes, foi uma aula sobre dois dos maiores compositores da história da música: Pixinguinha e Garoto.
O primeiro é por demais conhecido e aplaudido pelo público, embora nunca seja demais relembrá-lo, mas Anibal Augusto Sardinha, o Garoto, que viveu pouco menos de 40 anos, é infelizmente ainda muito pouco divulgado. Por isso, Cazes se concentrou em contar as histórias desse multi-instrumentista paulistano, que começou sua carreira aos 11 anos e tocava banjo, cavaquinho, bandolim, violão tenor, guitarra elétrica e havaiana, mas que perto do fim da vida se concentrou no violão.
Segundo o cavaquinista, tivesse mais dez anos, pelo caminho que tomava em seu trabalho, Garoto se tornaria o maior compositor para violão do século XX. Mas um ataque cardíaco fulminante o levou em 3 de maio de 1955. Cazes, que é autor de um livro que pretendo comprar em breve chamado "Do quintal ao Municipal", não só contou, como ilustrou musicalmente com Marcello, que Garoto foi um precursor da bossa nova e de tudo o que outro gênio das cordas, Baden Powell, iria fazer alguns anos depois. É só ver e ouvir o vídeo abaixo para se ter uma idéia do que o compositor paulistano era capaz, e como esses dois garotos brincam com as cordas do violão e do cavaquinho.
Vídeo: "Lamentos do morro", de Garoto, com Marcello Gonçalves e Henrique Cazes.
Ilustração: "Garoto", de Miécio Caffé.
Veja também: tudo o que foi publicado em junho de 2011.
O primeiro é por demais conhecido e aplaudido pelo público, embora nunca seja demais relembrá-lo, mas Anibal Augusto Sardinha, o Garoto, que viveu pouco menos de 40 anos, é infelizmente ainda muito pouco divulgado. Por isso, Cazes se concentrou em contar as histórias desse multi-instrumentista paulistano, que começou sua carreira aos 11 anos e tocava banjo, cavaquinho, bandolim, violão tenor, guitarra elétrica e havaiana, mas que perto do fim da vida se concentrou no violão.
Segundo o cavaquinista, tivesse mais dez anos, pelo caminho que tomava em seu trabalho, Garoto se tornaria o maior compositor para violão do século XX. Mas um ataque cardíaco fulminante o levou em 3 de maio de 1955. Cazes, que é autor de um livro que pretendo comprar em breve chamado "Do quintal ao Municipal", não só contou, como ilustrou musicalmente com Marcello, que Garoto foi um precursor da bossa nova e de tudo o que outro gênio das cordas, Baden Powell, iria fazer alguns anos depois. É só ver e ouvir o vídeo abaixo para se ter uma idéia do que o compositor paulistano era capaz, e como esses dois garotos brincam com as cordas do violão e do cavaquinho.
Vídeo: "Lamentos do morro", de Garoto, com Marcello Gonçalves e Henrique Cazes.
Ilustração: "Garoto", de Miécio Caffé.
Veja também: tudo o que foi publicado em junho de 2011.