![]() |
| Filipe Luís, técnico do Flamengo, durante a Copa Intercontinental, no Catar. Foto: Getty Images |
No entanto, no meu modo de entender, a maior lição que Filipe Luís deixa a todos, não só os envolvidos com o futebol é que a Educação compensa. Em um país em que até presidentes e políticos das mais variadas (des)orientações se vangloriaram e se vangloriam de que não precisaram estudar para terem chegado onde chegaram, o técnico do Flamengo deixa o recado importantíssimo, principalmente aos mais jovens.
Veja também:
Filipe Luís, nem besta, nem bestial
Ética no futebol
E não só o fato de dedicar horas e mais horas a estudar os adversários e o seu próprio time, a responsabilidade de liderar 40, 50 cabeças ou mais, das mais diversas culturas e vivências, é a Educação em lidar com o outro, com o adversário, jornalistas, funcionários etc. Filipe Luís trata a todos com muita Educação e valoriza a educação esportiva, pois sabe reconhecer os méritos dos adversários até mesmo quando vence e não fica dando chiliques e pressionando a arbitragem durante os jogos.
É portanto um jovem treinador brasileiro dando a lição em muitos dos seus colegas mais velhos, que em vez de estudarem e se atualizarem voltam-se contra técnicos estrangeiros que atuam no futebol brasileiro. Alguns deles (nem todos, claro) importantíssimos para, justamente elevar o sarrafo e forçar nossos treinadores a melhorarem cada vez mais.
Outro jovem técnico em destaque
Para completar, logo após a vitória sobre o Ceará, que garantiu o título brasileiro deste ano ao Flamengo, Filipe Luís elegeu Rafael Guanaes o melhor técnico da competição. Humildade, além de tudo, ele tem. Afinal, mesmo com todos os méritos do treinador campeão, o que o também jovem Guanaes fez com o Mirassol, ao levar a pequena equipe do interior de São Paulo ao quarto lugar na sua primeira participação na elite do futebol brasileiro e à consequente classificação para a fase de grupos da Taça Libertadores pode entrar no rol dos milagres futebolísticos.
E Guanaes, pelo pouco que vi, li e ouvi, é outro que valoriza o estudo, a Educação. Que, neste mundo com tantos péssimos exemplos no comando de nações, inclusive, os técnicos de Flamengo e Mirassol sirvam de exemplo, referência.



Caro Edu, não acompanho muito a carreira do Filipe Luís, mas inegavelmente está realizando um belo trabalho no Flamengo, embora facilitado pelo ótimo nível do elenco. Certamente já passou de promessa à realidade.
ResponderExcluirNo caso do Rafael Guanaes, concordo com o Filipe Luís, parece ter apresentado o melhor e mais surpreendente trabalho da temporada.
É, meu amigo, Filipe Luís realiza um ótimo trabalho, respaldado por toda estrutura e o elenco do Flamengo. Já Guanaes fez milagre. Muito obrigado, mais uma vez. Volte sempre. Abração.
ExcluirFelipe Luis constatando com a prepotência de Abel Ferreira que se mostra a cada dia um mau perdedor!
ResponderExcluirVocê tem razão, meu sobrinho. Abel é muito bom treinador, vencedor, mas infelizmente um péssimo exemplo pela sua falta de educação e de respeito com árbitros, adversários, jornalistas etc. Agradeço muito pela sua visita e o comentário aqui. Volte sempre. Abração.
Excluir