segunda-feira, 15 de dezembro de 2025

A GRANDE LIÇÃO DE FILIPE LUÍS

A grande lição de Filipe Luís

Filipe Luís, técnico do Flamengo, durante a Copa Intercontinental, no Catar. Foto: Getty Images

O jovem e já muito vitorioso técnico do Flamengo, Filipe Luís, vem sendo exaltado  com todos os motivos do mundo por torcedores e jornalistas pelas taças que ele tem ajudado muito o time rubro-negro a ganhar (claro, há os chatos e sem noção que ficam pedindo a cabeça do técnico a qualquer mau resultado, mas faz parte da cegueira da paixão que o futebol muitas vezes traz). Embora ele ainda cometa algumas falhas, o que é normalíssimo em se tratando de um treinador que está há pouco mais de um ano no comando do time principal, eu também estou muito satisfeito. Claro, como quem me conhece ou lê este blog sabe muito bem para qual time torço.

No entanto, no meu modo de entender, a maior lição que Filipe Luís deixa a todos, não só os envolvidos com o futebol é que a Educação compensa. Em um país em que até presidentes e políticos das mais variadas (des)orientações se vangloriaram e se vangloriam de que não precisaram estudar para terem chegado onde chegaram, o técnico do Flamengo deixa o recado importantíssimo, principalmente aos mais jovens.

Veja também:
Filipe Luís, nem besta, nem bestial
Ética no futebol

E não só o fato de dedicar horas e mais horas a estudar os adversários e o seu próprio time, a responsabilidade de liderar 40, 50 cabeças ou mais, das mais diversas culturas e vivências, é a Educação em lidar com o outro, com o adversário, jornalistas, funcionários etc. Filipe Luís trata a todos com muita Educação e valoriza a educação esportiva, pois sabe reconhecer os méritos dos adversários até mesmo quando vence e não fica dando chiliques e pressionando a arbitragem durante os jogos.

É portanto um jovem treinador brasileiro dando a lição em muitos dos seus colegas mais velhos, que em vez de estudarem e se atualizarem voltam-se contra técnicos estrangeiros que atuam no futebol brasileiro. Alguns deles (nem todos, claro) importantíssimos para, justamente elevar o sarrafo e forçar nossos treinadores a melhorarem cada vez mais.

Outro jovem técnico em destaque 

Para completar, logo após a vitória sobre o Ceará, que garantiu o título brasileiro deste ano ao Flamengo, Filipe Luís elegeu Rafael Guanaes o melhor técnico da competição. Humildade, além de tudo, ele tem. Afinal, mesmo com todos os méritos do treinador campeão, o que o também jovem Guanaes fez com o Mirassol, ao levar a pequena equipe do interior de São Paulo ao quarto lugar na sua primeira participação na elite do futebol brasileiro e à consequente classificação para a fase de grupos da Taça Libertadores pode entrar no rol dos milagres futebolísticos. 

E Guanaes, pelo pouco que vi, li e ouvi, é outro que valoriza o estudo, a Educação. Que, neste mundo com tantos péssimos exemplos no comando de nações, inclusive, os técnicos de Flamengo e Mirassol sirvam de exemplo, referência. 

Siga o perfil do projeto Jogada de Música no Instagram, 
clicando aqui ou apontando o seu celular para o QR Code abaixo.


4 comentários:

  1. Caro Edu, não acompanho muito a carreira do Filipe Luís, mas inegavelmente está realizando um belo trabalho no Flamengo, embora facilitado pelo ótimo nível do elenco. Certamente já passou de promessa à realidade.
    No caso do Rafael Guanaes, concordo com o Filipe Luís, parece ter apresentado o melhor e mais surpreendente trabalho da temporada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É, meu amigo, Filipe Luís realiza um ótimo trabalho, respaldado por toda estrutura e o elenco do Flamengo. Já Guanaes fez milagre. Muito obrigado, mais uma vez. Volte sempre. Abração.

      Excluir
  2. Felipe Luis constatando com a prepotência de Abel Ferreira que se mostra a cada dia um mau perdedor!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você tem razão, meu sobrinho. Abel é muito bom treinador, vencedor, mas infelizmente um péssimo exemplo pela sua falta de educação e de respeito com árbitros, adversários, jornalistas etc. Agradeço muito pela sua visita e o comentário aqui. Volte sempre. Abração.

      Excluir

Deixe o seu comentário aqui acima. Agradeço muito a sua visita, volte sempre.

UMA COISA JOGADA COM MÚSICA - CAPÍTULO #43

Uma coisa jogada com música - Capítulo #43 Didi na Copa do Mundo de 58. Foto sem ...

As mais visitadas