domingo, 10 de outubro de 2010

ÂNGELO, UMA VÍTIMA DA CRUELDADE EM CAMPO

Engana-se muito quem imagina ser o futebol atual mais violento do que "antigamente". Sempre houve em campos jogadores maldosos, cruéis, a caçar os mais talentosos com bordoadas e o mais variado repertório de violência. Já houve nos gramados brasileiros (mais esburacados antes do que hoje, muito mais) versões tão ou mais maldosas que Felipe Mello e esse holandês De Jong. Ângelo, meia do Atlético Mineiro na década de 70, bem poderia dizer se ainda vivo fosse.

O lance de que foi vítima, na final do Campeonato Brasileiro de 1977 entre Atlético e São Paulo, é uma das mais tristes lembranças ds meus primeiros anos de torcedor de futebol. Junta-se a notícias ainda mais dolorosas, como as mortes do ponta-direita Roberto Batata, do Cruzeiro, e do meia Geraldo, do Flamengo, ambos falecidos no auge de suas promissoras carreiras.

Pesquisei muito e consegui achar no youtube as imagens nada belas da entrada violentíssima de Neca no joelho de Ângelo (a título de comparação, a perna do atleticano fez o mesmo movimento para trás que a de Zico na entrada de Marcio Nunes, do Bangu, em 1985) e depois, mais cruel ainda, o pisão do também falecido Chicão na perna do meia, que engatinhava para a lateral, desnorteado de dor, à procura de ajuda médica.

Veja também: 
Reinaldo, o Rei do Galo Mineiro
"Contos da Bola", quem lê recomenda
A ética no futebol


O árbitro da partida era Arnaldo Cezar Coelho, que só deu um cartão amarelo no lance. Hoje como comentarista de arbitragem tenho certeza que, vendo lance semelhante acontecer, criticaria duramente a atitude do árbitro. Já o pisão de Chicão ele realmente não viu, pois no mesmo momento estava de costas mostrando o cartão para Neca, que merecia vermelho e uma pesada suspensão.



Mais inacreditável é saber que meses depois (a decisão foi só em março de 1978), o volante são-paulino ganharia como prêmio a convocação para a Copa da Argentina por Claudio Coutinho, que preferiu deixar no Brasil simplesmente Paulo Roberto Falcão. Além disso, em 1980, o mesmo Atlético Mineiro que foi vítima do volante são-paulino o contratou.

Clicaê quem curte esportes!


Para quem quiser ver as imagens até para discordar de mim, dizer que estou exagerando, tudo aconteceu no finzinho da prorrogação e está no minuto 04'55 deste vídeo abaixo. E quem se interessar em saber mais um pouco mais sobre a carreira do talentoso camisa 8 do Galo é só clicar aqui.


Clique aqui e fique na cara do gol

Obs.: as fotos foram retiradas do site WebGalo.

Veja também: 
Os Maiores Jogos de Todos os Tempos 12
Sobre os nossos 4 maiores craques do fim dos 70 e início dos 80
Beckenbauer, a Elegância do "Kaiser

19 comentários:

  1. Se tivesse var seriam banidos do futebol especalnente o Chicão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Banidos, não digo, mas uma severa punição mereciam. Obrigado pela visita e o comentário. Peço desculpas pela demora imensa pra responder. Por favor, se puder, assine da próxima vez.

      Excluir
  2. Respostas
    1. São lances lamentáveis difíceis de se esquecer. Marcaram minha infância, como escrevi. Obrigado pela visita e o comentário, volte sempre. Por favor, se puder, peço que assine da próxima vez.

      Excluir
  3. Uma das maiores covardias que já vi de um jogador de futebol. Umas das atitudes mais baixas de uma direção foi a contratação do Chicão pelo Elias Kalil. Segundo Neylor Lasmar, ao 8'15'', "desleal e assassino"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo plenamente. Muito obrigado pela visita e o comentário, Adjútor Alvim. Volte sempre, você será muito bem-vindo. Feliz 2022!

      Excluir
    2. Sou aqui do IJ, lembro desse jogo, o Chicão sempre foi COVARDE, realmente e depois o Atletico contratou esse.....

      Excluir
    3. Obrigado pela visita e o comentário. Peço, por favor, que assine da próxima vez pra poder me referir diretamente a você.

      Excluir
  4. Criminoso foi o Neca. Chicão foi maldoso. Arnaldo, covarde, conivente. Houve na partida este lance escandaloso, penalty não dado e muita acomodação. Árbitro depois "agraciado" com a participação em copa do mundo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu caro, antes de tudo muito obrigado pela sua visita ao blog e o comentário. Seja lá qual o adjetivo a ser usado, ambos agiram da pior forma. E Arnaldo, pelo menos no lance inicial (já que no posterior realmente não viu), deveria ter expulsado Neca. O Galo tinha um time melhor, mas a chuva foi vantajosa pro time tricolor, mais forte fisicamente. Volte sempre, agradeço mais uma vez.

      Excluir
  5. O lance da falta que resultou em tirar de campo o atleticano foi mesmo dura demais ,quanto a Chicão sempre jogou asim e é ídolo do SPFC calando um Mineirão com mais de 100 mil atleticanos que já davam como certo o título mais meu SPFC contra tudo e todos foi campeão monstrando que futebol não se ganha só na bola se ganha na raça como vc bem escreveu o SPFC tinha minele que gostava de jogo pesado e jogador de raça .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Chicão sabia jogar, tinha raça que algumas vezes era exagerada, mas o que ele fez com o Ângelo naquela final foi crueldade, covardia, nada tem a ver com futebol, foi violência gratuita. Agradeço pela visita e o comentário. Uma pena que eu não possa saber a quem me dirigir, pois não foi assinado. Volte sempre.

      Excluir
  6. Esse Arnaldo era gaveteiro, árbitro ruim,como existiam muitos na época, em 1970 ele como bandeira marcou um penalti do Samuel no terto fora da área, Samuel jogava na ponte preta e terto no São Paulo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não tão bom como alguns diziam e ainda dizem, certamente. Agradeço muito a visita e o comentário, pena que não assinou pra saber a quem me dirigir. Volte sempre.

      Excluir
  7. Respostas
    1. Mais técnico, sem dúvida alguma. Obrigado pela visita e o comentário. Volte sempre.

      Excluir
  8. Meu amigo eu vou dar uma olhada na historia do Angelo na Wikipédia como você sugeriu. Não era nascido nessa época e esse lance eu vi uma vez, depois não tive coragem de ver de novo de tão feio que foi. Triste demais ver esses atos de covardia dentro de campo. Marcos Roberto de Mateus Leme, MG.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É difícil de rever o lance pra mim também, Marcos. Agradeço muito pela sua visita e o comentário. Volte sempre.

      Excluir