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OS SOPROS MÁGICOS DE CARLOS MALTA

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A música - e a arte em geral - tem um poder inimaginável. Tanto sobre quem a cria e executa, quanto sobre quem a ouve. Nunca consegui aprender a tocar qualquer instrumento, embora tenha tentado o violão, canto com dificuldades (e insisto), não sou crítico musical, mas sei muito bem ouvir, apesar de ter somente uns 30% de audição no ouvido esquerdo. E posso dizer sem medo de errar que o último 16 de março ficará marcado na minha vida como o dia em que assisti à melhor apresentação de um instrumentista ao vivo. Muito bem acompanhado por André Siqueira, na guitarra; Augusto Mattoso, no contrabaixo acústico, e Kesso Fernandes, na bateria, Carlos Malta fez de seus saxofones, flautas, flautim e até apito a extensão de sua alma para deixar extasiada uma platéia de mais de 200 pessoas que abarrotaram a sala Paulo Moura, que fica no Centro de Referência da Música Carioca Artur da Távola, na Tijuca, zona Norte do Rio de Janeiro. Ficou claro também, durante todo o show e principalmente no fim...

O JORNALISMO EM QUESTÃO

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Em 2000, uma aluna de jornalismo que tinha como professor um ex-companheiro meu de trabalho me ligou para marcar uma entrevista por indicação dele. O assunto, obviamente, seria a profissão que ela escolheu e para a qual eu já trabalhava há mais de dez anos. Lembro que marquei de encontrá-la no Centro Cultural da Justiça Federal, no Centro do Rio, onde eu assistiria à peça Insensatez, de Jean Cocteau, duas horas antes do início do espetáculo. A menina, da qual jamais lembrarei o nome, gravou a entrevista, então há alguma possibilidade (embora considere remotíssima) de que ela possa ser confirmada. No fim do nosso papo, a estudante me perguntou como se poderia praticar o jornalismo independente e respondi que isso só seria possível se ela montasse um jornal - logicamente naquela época a internet não tinha a dimensão e a popularidade que ganhou nos últimos anos. E ainda assim, isso não seria garantia de nada, afirmei. Prossegui: digamos que eu tivesse um jornal no meu bairro e um di...

ELES NÃO NOS ENTENDEM*

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Caí na besteira de aproveitar um gancho numa conversa de bar, quando já me despedia, para dizer a um americano que estava à mesa que nós brasileiros éramos desvirtuados por natureza. Eu, naquele momento ainda sob os efeitos do álcool (não muito, é bom que se diga!) e da verdadeira aula de cultura popular que acabara de presenciar no Largo do Curvelo, quis resumir numa palavra tudo aquilo que nossas elites e os gringos têm muita dificuldade de entender (alguns conseguem, é verdade, mas a dificuldade existe): somos diferentes, porque através de uma mistura de raças que não se esgota temos a mais rica e variada cultura do mundo, quer eles queiram ou não. Nosso desvirtuamento está exatamente neste ponto: passamos de síntese da cultura mundial para nos transformar em algo original. E não estou dizendo novidade alguma, é só lembrarmos de Darcy Ribeiro e a sua tese de que somos desíndios, desafricanos e deseuropeus. Pois bem, dizia eu que caí na besteira de ter dito o que disse para um e...

OS MAIORES JOGOS DE TODOS OS TEMPOS 10

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BRASIL 2 X 1 URUGUAI - TAÇA DO ATLÂNTICO DE 1976 Todo mundo fala da corrida que Rivelino levou de Ramirez, mas quase ninguém se lembra do belo gol que ele fez nesta partida válida pela Taça do Atlântico de 1976. A briga começou a se desenhar depois que Keosseian foi expulso ao acertar o craque do Fluminense, que já havia se desentendido com Dario Pereyra (craque que jogou de zagueiro no São Paulo) no primeiro tempo.  Em seguida, quase no fim do jogo, Zico fez uma jogada espetacular, driblando quatro uruguaios e sendo derrubado com uma falta violenta pelo quinto, Ramirez, que seria companheiro do Galinho no Flamengo pouco tempo depois. Armou-se uma confusão, com Rivelino aparecendo como o mais revoltado pelo sarrafo no então jovem camisa 8, no seu primeiro ano na Seleção principal. Veja também: Futebol-Arte: os maiores jogos de todos os tempos 9 Sempre um bom jogo para recordar Marco Antônio cobrou a falta na trave esquerda do goleiro Corbo, que depois jogaria no Grêmio. Veja que ...

PENSO, LOGO SINTO 6

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Maus votantes e péssimos cidadãos devem ficar longe das urnas. Não existe democracia com voto obrigatório. Vídeo: "Admirável gado novo", de e com Zé Ramalho. Veja também: o que foi publicado em janeiro de 2011 .

OS MESTRES TAMBÉM PECAM

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Luis Buñuel em ação O título desta postagem, com esse tom melodramático, se explica pelo filme a que assisti na noite desta segunda-feira. Inegavelmente, Luis Buñuel é um dos gênios da história do cinema, e eu acompanho esta opinião, tanto que tenho em casa uma caixa com três DVDs de filmes do cineasta espanhol, sendo que um deles é o que considero o seu melhor e um dos maiores que já vi (e revi algumas vezes): O Anjo Exterminador ( El Ángel Exterminador , 1962) .  No entanto, pude constatar que nem sempre Buñuel (1900-1983) acertou. Aliás errou feio, mas não sem motivo, quando dirigiu Escravos do Rancor ( Abismos de Pasión , de 1953) . É certamente um dos piores filmes que vi na minha vida este que Buñuel realizou como adaptação do livro O Morro dos Ventos Uivantes ( Wuthering Heighs , 1847) , da escritora britânica Emily Brontë. Com um elenco de péssima qualidade, o cineasta espanhol, que já havia escrito seu nome na história do cinema com as obras surrealistas Um Cão Andaluz ( ...

A GRANDIOSIDADE DE VICTOR HUGO

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Sou um leitor e espectador de muita sorte. Volta e meia o que leio e ou assisto se entrecruza, permitindo que eu consiga ter uma noção ainda maior sobre aquilo que li ou assisti. Acrescenta, enriquece, alimenta.  Desta vez, uma sutil coincidência me fez mensurar (se é que isso é possível) a grandiosidade do escritor francês Victor Hugo (1802-1885), que pessoalmente teve uma vida tão trágica quanto Nelson Rodrigues. Estava eu já nas últimas páginas do belíssimo Os Miseráveis (Les Misérables, 1862), que me foi gentilmente emprestado pela minha amiga de longa data Luciana Tecídio, quando fui rever o filme Camille Claudel (de 1988) , com Isabelle Adjani no papel da atormentada e brilhante escultora, e Gerard Depardieu, no de Rodin (direção de Bruno Nuytten).  Uma passagem no fim do filme cairia no meu esquecimento novamente se não estivesse envolvido com o livro. É a cena em que é anunciada a morte de Victor Hugo. A comoção do povo francês, desde artistas a pessoas comuns, retrat...

SÓCRATES, O DOUTOR DA BOLA

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Assim como Afonsinho e Tostão , Sócrates conseguiu conciliar o estudo da Medicina com belas jogadas nos campos de futebol profissional. E como os outros dois, foi acima da média tanto dentro como fora das quatro linhas. Por sorte, ele não teve a carreira nos gramados tão abreviada como as do ex-jogador de Botafogo , Olaria , Flamengo e Fluminense e, principalmente, a do ex- Cruzeiro , Vasco e Seleção Brasileira. Porém, da vida despediu-se bem antes, aos 57 anos, no último domingo. Muitas e justíssimas homenagens já foram feitas ao Doutor e, eu que tive a sorte de vê-lo jogar ao vivo muitas vezes pela TV e em algumas ocasiões no Maracanã pelo Corinthians, pelas Seleções Paulista e Brasileira e também num Fla-Flu de 1986, quando iniciava sua breve passagem pelo Rubro-Negro, presto aqui a minha singela com um jogo pouco lembrado: França 1 x 3 Brasil, em 1981. Esta partida foi a segunda da brilhante excursão à Europa que ainda teve as vitórias sobre a Inglaterra, em Wembley, por 1 a...

PENSO, LOGO SINTO 5

A existência dos planos de saúde é a mais importante assinatura do Estado no seu atestado de incompetência. Veja também: Tudo o que foi publicado em novembro de 2010

PENSO, LOGO SINTO 4

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O mal da medicina de nossos tempos é a doença: preocupa-se com as enfermidades e não com os pacientes. É bem mais lucrativo.   Vídeo: "Música urbana 2 (Renato Russo), com Cassia Eller. Veja também: Penso, logo sinto 2 Penso, logo sinto