quarta-feira, 6 de julho de 2011

RIO DE JANEIRO, UM DOENTE EM ESTADO GRAVE

O Rio de Janeiro ainda possui traços de um belo corpo, que no entanto está exaurido, gravemente enfermo. Um corpo tão usado e abusado, torturado, estuprado, mutilado tantas e tantas vezes e por tanto e tanto tempo, por mais resistente que seja, não pode suportar incólume eternamente. Já se podem ver enormes feridas em carne viva e fraturas expostas, que as várias cirurgias plásticas a que foi submetido não conseguem esconder. Muitos de seus órgãos internos estão podres - exalam no mau hálito diário! - e roubam dos que ainda não foram atingidos o pouco de vitalidade que possuem para tentar, como se fosse possível, uma sobrevivência espúria.

Vários sintomas vêm se manifestando ao longo dos anos, mas poucos prestam atenção. E a alma e o espírito cariocas, sempre tão afeitos a fantasias, ilusões, tentam compensar, mas só agravam a situação. Um curativo aqui, um remendinho ali, e de paliativo em paliativo o belo corpo foi adoecendo, sem que se atacassem as causas, buscando sempre atenuar os efeitos. Ele agora está empanzinado, cheio de gases, que seus orifícios expulsam cada vez mais violentamente.

Que este corpo já fedia há tempos, basta ter os sentidos em dia para se perceber, e não só pelo olfato. Agora, a violência das flatulências e dos arrotos nas suas vias, ainda que esparsos, certamente vão se intensificar se continuarem com os paliativos e a exauri-lo, usá-lo, abusá-lo, torturá-lo, estuprá-lo, mutilá-lo.

Se o doente não for muito bem cuidado, com urgência, se é que ainda há chance de recuperação, aí virá uma sofrida e lenta morte, com hemorragias internas e externas, intensos vômitos e seguidas diarréias.


Vídeo: "O Pulso", Titãs.
Foto: achei-a na internet e não havia crédito, gostaria de dá-lo.
Leia também:
A grandiosidade de Victor Hugo

5 comentários:

  1. Acho que tem toda a razão , mas discordo numa coisa....não é o Rio que tem a culpa e sim quem vive nele...então falemos mal das pessoas, q são culpadas dessa catástrofe, que infelizmente não acontece só no Rio de Janeiro. A civilização está acabando...Estamos caminhando para a selvageria novamente!

    ResponderExcluir
  2. Tina, releia com atenção, por favor. O que você critica que falta ao texto está lá, claramente. Muito obrigado mais uma vez pela sua visita e sua participação.

    ResponderExcluir
  3. Eu sei!! Mas fale nas pessoas:) Não fale da cidade, coitada não tem culpa....Foi só uma metáfora aminha opinião:)

    ResponderExcluir
  4. Acredito que as pessoas estão nas figuras dos políticos, que não se empenham em políticas públicas, nem para o Rio e nem para o país. As pessoas, os cariocas, vivem lutando para ter um Rio melhor, uma cidade com dignidade e recuperar a sua beleza em total plenitude e com mais oportunidades. A cidade e as pessoas são reflexos desse total descaso e desrespeito por parte dos governantes. O ótimo texto nos leva a uma ótima reflexão não só sobre o Rio, mas também sobre o Brasil.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado, Gilson, pela sua visita e o comentário. Repare que este texto foi publicado há cerca de dez anos. Infelizmente de lá para cá as coisas não melhoraram, muito pelo contrário. Naquele tempo eu olhava de dentro do furacão, agora vejo de fora e evito criticar muito por causa disso, porém, não tapo os olhos, nem os ouvidos. Não há como termos políticos melhores se não formos cidadãos de verdade e, com os péssimos exemplos vindo de cima, a tendência é que a população os siga. Um círculo vicioso que vem de décadas e isso se dá no país inteiro. E chegamos onde chegamos, espero que parem de cavar o poço e finalmente entremos num círculo virtuoso. Abração.

      Excluir