domingo, 13 de julho de 2014

O QUE NÃO SE PODE PERDER É A ESSÊNCIA

Sim, eu sei, na vida é preciso sempre tocar em frente. Mas é necessário que não se esqueça jamais tudo de bom construído durante a jornada e o que levamos como o bem mais precioso dentro de nós, aquilo que nos caracteriza, nos diferencia, que faz não só os outros, mas nós mesmos, nos reconhecer.

É assim também com uma nação e sua cultura. Ei, Brasil, vamos tocar em frente, sem virar as costas para o que de mais belo você criou e consolidou para o mundo. Sua cultura e sua arte são os seus bens mais preciosos, genuínos. Por que você os tem deixado para trás? Por que destruir o que se tem de melhor?

Respeite sua essência, respeite sua cultura, respeite seu futebol, sua música, sua arte. Isso é o que temos de melhor, e é onde eu me reconheço em você. E você em mim.



Vídeo: "Tocando em frente" (Almir Sater/Renato Teixeira), com Almir Sater
Veja também:
Amigo Cyro, que espetáculo!
Lições de João (a música é interdisciplinar 2)
Os sopros mágicos de Carlos Malta
Sócrates, o doutor da bola
Setenta anos do Canhotinha de Ouro
Homenagem ao teatro
A força nordestina
Antúlio Madureira, mestre de obras-primas
Reinaldo, o rei do Galo mineiro
Chorinho
Das peladas de rua às arenas

8 comentários:

  1. Linda escrita, linda expressão. Eduardo Lamas Neiva, surpreende, fascina.

    ResponderExcluir
  2. Essa música é maravilhosa. Sertanejo de verdade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É a música brasileira que também precisa ser resgatada, Airton. Obrigado pelo comentário. Abraços.

      Excluir
  3. Edu pra você eu tiro o chapéu.
    Você é Fabuloso!!!
    Sua eterna amiga...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado, minha amiga. Que bom que voltou aqui. Bjs, Edu.

      Excluir
  4. Em pensar que "viramos as costas" e ainda ficamos de quatro! 2014 nos enterrou na areia movediça do nazifascismo miliciano fundamentalista. Anos duríssimos para a Cultura brasileira. 2022 conseguimos expurgar o mal pior. Esperançamos resgatar a essência !
    Viva 2023👏💫🧿🤍🎉🕯

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É, minha amiga, com muito alívio podemos dizer que foi-se embora o pior desgoverno de todos os tempos neste país. Embora eu tenha poucas esperanças de que, a partir de agora, vamos ter um bom governo (sob o comando do mesmo partido em 2014, é bom que se frise), sem dúvida alguma haverá muito mais espaço e respeito à Cultura, à Arte, à Educação, ao Meio Ambiente, à Saúde etc. E vamos fazendo a nossa parte que é o que nos cabe. Obrigado mais uma vez pela visita, o comentário e o apoio de sempre ao meu trabalho. Volte sempre. Bjs.

      Excluir