quarta-feira, 6 de maio de 2009

Resultados das enquetes

"O que você acha do voto nulo num país em que é obrigatório votar?" só recebeu três votos. Dois (66%) foram para a resposta "Uma justa e eficiente forma de protesto" e um (33%) para "Uma forma de entregar o poder aos mesmos de sempre". "É apenas uma maneira de se abster de opinar" e "Essa possibilidade não deveria existir no voto eletrônico" não receberam voto.

Sobre a pergunta "Você é dono de um jornal de bairro e descobre que seu principal anunciante comete várias irregularidades, o que você faz?", a maioria (quatro pessoas, 66%) votou em "Publico matéria denunciando as irregularidades, sem deixar de ouvir a explicação do anunciante" e duas (ou 33%) votaram na opção "Simplesmente cancelo o contrato com o anunciante, mas não publico nada a respeito". As outras três alternativas ("Deixo pra lá, afinal não dá pra continuar com o jornal sem a grana do anúncio", "Só publico matéria depois de conseguir um anunciante que o substitua" e "Publico matéria só com a versão do anunciante para não dizerem que o assunto não foi tratado no jornal") não receberam voto.

Houve unanimidade na enquete "Se você fosse (ou é) um fotógrafo ou cinegrafista e visse uma pessoa se afogando ou em grande perigo, com poucas chances de se salvar, o que você faria?": 11 pessoas votaram na opção "Largaria tudo e tentaria salvá-la ou buscar o auxílio de alguém para salvá-la.". A inspiração veio de uma seqüência de fotos publicadas nos meios de comunicação tempos atrás, em que uma mãe tentava salvar o filho de um afogamento. Aquele fotógrafo optou na hora pela opção "Agiria profissionalmente e faria o seu trabalho de registrar a imagem de um drama humano", mas pode ser que aqui ele marcasse a opção humanamente correta.

Sobre a pergunta "O que você acha das cotas raciais nas universidades e escolas do Brasil?", a maioria (cinco pessoas, 55%) votou em "Uma aberração, pois são no fundo racistas e só vão acirrar as discriminações" e duas (ou 22%) votaram na opção "Muito justas, pois ajudam a corrigir desigualdades históricas provocadas pelo racismo" e na "Somos um país mulato, melhor seria instituir cotas por renda familiar". A outra alternativa ("Não sei, tanto faz") não recebeu voto.

Sobre a pergunta "Se o seu time ganha um título com um gol claramente irregular, você...", 40% (quatro) votaram nas opções "Comemora constrangido" e "Não comemora", 20% (um) votaram em "Comemora normalmente". Ninguém votou na opção "Comemora ainda mais".

Com relação à pergunta "Se o seu time ganha um título com um gol claramente irregular, você...", 40% (quatro) votaram nas opções "Comemora constrangido" e "Não comemora", 20% (um) votaram em "Comemora normalmente". Ninguém votou na opção "Comemora ainda mais".

Na questão "Lula culpou banqueiros de pele branca e olhos azuis pela crise econômica global. O que você acha da afirmação?", 53% (sete) votaram na opção "Ele foi infeliz" e 15% (duas) em cada uma das seguintes opções: "Ele está certo", "Ele foi racista" e "Ele disse o que seus assessores mandaram dizer".

Para a pergunta "O que você acha da pena de morte?", todos que votaram (quatro, ou 100%) se disseram completamente contra. As outras opções eram "Sou a favor somente para crimes contra crianças" e "Sou completamente a favor".

A pergunta foi "Qual a sua opinião sobre o voto obrigatório?". A maioria (cinco ou 62%) votou na opção "Uma aberração, isso não é democracia"; duas pessoas (25%) escolheram a opção "Extremamente útil, pois só assim o povo exercitará sua cidadania"; uma (12%) optou por "Agora sou contra, mas já teve a sua utilidade", e ninguém marcou a opção "Tanto faz: anulo, voto em branco ou não vou lá e pago a multa".

Sobre a pergunta "O que você acha da realização da Copa do Mundo de futebol no Brasil, em 2014?", a enorme maioria (88%, ou oito votos) respondeu que "Será um prato cheio para políticos e empresários encherem o bolso com dinheiro público", e 11% (ou um voto) escolheu a opção "Será uma grande oportunidade para mostrarmos que o país pode realizar megaeventos como este". Não houve voto para as respostas "Será mais uma grande festa do futebol, como sempre" e "Será um fracasso, o Brasil não tem condições de organizar um megaevento como este".

"O mais importante é a democracia. Prefiro um senador corrupto a um Congresso fechado. Quando começa uma desmoralização política que chega a esse ponto, começam rumores: Então pra que serve isso? O importante é o Congreso funcionar melhor" (Marieta Severo). Para esta afirmação, 75% (ou três pessoas) marcaram a opção "A atriz está certa, é preciso defender a democracia a todo custo e melhorar o nível dos parlamentares com voto consciente", e 25% (ou uma pessoa) votou na alternativa "A atriz está equivocada, é preciso acabar com o Senado e manter apenas a Câmara dos Deputados". As opções "A atriz está completamente equivocada, é preciso fechar o Congresso e limpar essa sujeirada nacional" e "A atriz está certíssima, só quem sofreu na ditadura militar sabe o que é um Congresso fechado, a censura e o horror das torturas" não receberam votos.

Houve unanimidade na enquete com a questão "Um profissional deve fazer tudo o que seu chefe mandar. O que você acha disso?". Todas as dez pessoas que votaram optaram pela alternativa "Eu me recusaria a fazer algo que ferisse uma lei ou mesmo a ética". As outras foram: "É preciso ser profissional acima de tudo"; "Só se deve fazer aquilo que julgar importante e necessário", e "Não faria algo que ferisse uma lei, embora eticamente pudesse não ser correto".

"O que de pior existe na música brasileira atual?" A maioria considerou "A promiscuidade violenta do fânqui carioca", com quatro votos, ou 80%. Apenas uma pessoa votou (20%) em "A aeróbica coreografada do axé baiano". Ficaram sem votos as seguintes opções: "A pseudo-malandragem do hip hop", "A louvação açucarada do gospel", "O duplo esganiçamento vocal do sertanejo", "A pasteurização do forró eletrônico", "A deturpação do samba pelo pagode paulista" e "A pseudo-intelectualidade de protesto do rap". Houve mais opções que votos.rsrs

À pergunta "O que você achou do grupo do Brasil na Copa do Mundo de 2010 (Coreia do Norte, Costa do Marfim e Portugal)?" apenas três pessoas responderam. Sendo que duas (66%) acredita que é "Difícil, mas a seleção se classifica em primeiro" e uma crê que será "Mole, a seleção vence os três jogos". Ninguém optou pelas alternativas "Muito difícil, a seleção se classifica em segundo" e "Ih, ferrou, a seleção vai dançar".

"Você levaria Ronaldinho Gaúcho para a Copa da África do Sul?": duas pessoas (66%) responderam que "Sim, mas para ficar no banco como opção.", e uma (33%) optou por "Não, ele já teve as suas oportunidades e não as aproveitou." Ninguém respondeu "Claro, craque sempre tem vaga na seleção", nem "De jeito algum, ele nunca jogou na seleção o que joga nos clubes."

"O que você mais gosta de ler?": Poesia, três votos (60%); Romance/Ficção e Conto, dois cada um (40%); Crônica, História em Quadrinhos, Biografia/Autobiografia/Perfil, Filosofia, História e Outro, um cada (20%), e Ficção cientíca e Noticiário, zero.