domingo, 8 de novembro de 2009

OS MAIORES JOGOS DE TODOS OS TEMPOS 3

FLAMENGO 6 x 0 BOTAFOGO - CAMPEONATO CARIOCA DE 1981

No dia 8 de novembro de 1981, o Flamengo que pouco mais de um mês depois ganharia o Mundial Interclubes em Tóquio realizaria talvez a sua mais épica jornada, também num domingo, no Maracanã. O Dia da Vingança, como ficou conhecido pela devolução dos engasgados 6 a 0 de 1972 ao Botafogo de Jairzinho foi completo quando o já veterano Furacão da Copa de 70 entrou em campo no segundo tempo. Ele quase estragou a festa rubro-negra e a minha previsão feita num bolão do colégio um mês antes (tenho pelo menos quatro testemunhas que podem confirmar a minha façanha de vidente.rsrs). Foi a única vez que chorei no Maracanã. Não foi a conquista de um título, mas foi bem mais, uma aula de futebol e de respeito à torcida, que implorava por seis. Se fosse sete, oito, não valeria, nem 6 a 1, como o time da Gávea conseguiu fazer quatro anos depois. Tinha de ser igual a 1972, um patrimônio que os alvinegros em tempos de jejum de títulos ostentavam com merecido orgulho em todos os jogos contra o Fla. 
Pena que não encontrei vídeo com as imagens do jogo, somente com fotos e as narrações dos gols e a ficha técnica dos 6 a 0 do Botafogo, que não assisti nem ouvi e só fiquei sabendo quando comecei a freqüentar o Maracanã, mas que também deve ter sido uma tarde gloriosa para os torcedores alvinegros e para o timaço que tinham, até porque foi num 15 de novembro, data de aniversário do Flamengo. A foto (que peço a quem saiba a quem pertence me diga para eu pôr o devido crédito) e a ficha do jogo de 72 estão abaixo.
Não quero que este espaço seja reservado para manifestações clubísticas, apenas mostrar a arte do futebol e dar um depoimento pessoal sobre a minha relação com o jogo ou a época em que ele ocorreu. Desfrutem lá embaixo a aula de bola de Zico e Cia, com as belíssimas imagens do inesquecível Canal 100.
Ficha técnica da partida
08/11/1981 - Maracanã - Rio
Flamengo 6 x 0 Botafogo
Juiz: Édson Alcântara do Amorim (MG)
Renda: Cr$ 15.031.600
Público: 69.051 pagantes
Gols: Nunes 7, Zico 27, Lico 33 e Adílio 40 do 1o. Zico (pênalti) 30 e Andrade 42 do 2o;
Cartões Amarelos: Júnior e Perivaldo
Flamengo: Raul, Leandro, Figueiredo, Mozer e Júnior; Andrade, Adílio e Zico; Tita, Nunes e Lico. Técnico: Paulo César Carpegiani
Botafogo: Paulo Sérgio, Perivaldo, Gaúcho, Osvaldo e Jorge Luiz; Rocha, Mendonça e Ademir Lobo; Édson (Jairzinho), Mirandinha e Ziza. Técnico: Paulinho de Almeida.

BOTAFOGO 6 X 0 FLAMENGO - CAMPEONATO BRASILEIRO DE 1972

Ficha técnica da partida
15/11/1972 - Maracanã - Rio
Juiz: José de Assis Aragão
Público: 46.279 pagantes.
Gols: Jairzinho, aos 16 minutos; Fischer, aos 35 e 41, do primeiro tempo; Jairzinho, aos 23 e aos 38, e Ferreti, aos 42 do segundo tempo.
Botafogo: Cao, Mauro Cruz, Valtencir, Osmar e Marinho Chagas; Nei Conceição, Carlos Roberto e Ademir (Marco Aurélio); Zequinha, Jairzinho e Fischer (Ferreti). Técnico: Sebastião Leônidas.
Flamengo: Renato, Moreira, Chiquinho, Tinho e Rodrigues Neto; Zanata (Mineiro) e Liminha; Rogério (Caio), Fio, Humberto Redes e Paulo Cesar. Técnico: Zagallo.

Foto do Jornal dos Sports
Veja também:
Futebol-arte: Cruzeiro 5 x 4 Internacional
Futebol-Arte: Holanda 2 x 0 Uruguai
Tudo o que foi publicado em novembro de 2008

Nenhum comentário:

Postar um comentário