sexta-feira, 13 de dezembro de 2024

MÚSICA PRA VIAGEM: SOON

O desenho completo formado pela capa e a contracapa de "Relayer"

Ainda tenho comigo "Relayer", o LP do Yes que me fez gostar tanto de "Soon", que, na verdade, é uma parte de uma faixa chamada "The gates of delirium", que cobre o Lado 1 inteiro do álbum. Gravado e lançado em 1974, "Relayer" é o sétimo álbum da banda inglesa que é um dos grandes ícones do rock progressivo. 

Parte do solo de "Soon" foi tocada algumas vezes por Lulu Santos em shows dele que vi ao vivo ou na televisão, nos tempos em que assistia TV aberta com frequência. Portanto acredito que ele a admire muito também. 

Oriundo do Vímana, grupo de rock progressivo brasileiro dos anos 70 que, além de Ritchie e Lobão, teve Patrick Moraz como tecladista, certamente foi nessa época que Lulu a conheceu, muitos anos antes de mim. Afinal, Moraz fez sua estreia em disco no Yes, em substituição a Rick Wakeman, justamente em "Relayer".

Veja também:

Uma Jornada de Paz e Esperança

Composta por Jon Anderson, "Soon" é a seção final da faixa "The gates of delirium" do álbum "Relayer" do Yes. Baseada no romance "Guerra e Paz", de Liev Tolstói, a faixa inteira começa com um prelúdio que leva a uma longa seção instrumental representando uma das batalhas da guerra napoleônica na Rússia. 

A seção final, intitulada "Soon", é uma oração suave e reconfortante pela paz e esperança, após a carnificina dessa batalha.

Chris Squire, Patrick Moraz, Steve Howe, Jon Anderson e Alan White, o Yes de 1974

Membros do Yes na Gravação de "Relayer"

Agora, curta abaixo o Yes na turnê Yes Symphonic Live, em 2001, sem tecladista e com os demais integrantes do grupo em 1974. E depois, a versão original, fechando a delirante "The gates of delirium". 



Caso você também queira assistir a uma apresentação desta faixa ao vivo nos anos 70 é só clicar aqui. E aí curtiu mais esta edição da série "Música pra viagem"? Deixe seu comentário aí abaixo, vou ficar feliz em ler e responder. Volte sempre!

Obs.: Pesquisa e texto foram feitos com auxílio de IA.

Veja também:

Mensagem publicitária

Clique na imagem acima para receber
mais sugestões de leitura.
Quem lê recomenda!

Nenhum comentário:

Postar um comentário