A volta da série, nesta terça-feira "semicarnavalesca", se fez necessária exatamente pela lembrança quase imediata desta música, que já estava na minha lista desde o princípio, na semana passada. "Masters of war", composta por Bob Dylan foi gravada no seu segundo álbum, "Freewheelin' Bob Dylan", lançado em 1963, portanto três anos antes de eu chegar a este mundo ao mesmo tempo sublime e abjeto, única e exclusivamente por causa do ser humano e o ser desumano.
Ela posteriormente foi gravada também pelo Pearl Jam, cantada por Eddie Vedder, o cantor da banda em sua carreira solo, e muitos outros artistas, cantoras, inclusive. Uma delas, Odetta, a incluiu logo em 1965 em seu álbum dedicado a composições do bardo vencedor do Nobel de Literatura de 2016.
Com mais uma absurda guerra - como todas são - estourando no mundo, mais uma vez na Europa, colocando outra vez em grave risco o confronto entre grandes potências, desta vez vou oferecer três versões da mesma música para você que se dispôs a vir aqui prestigiar este blog: a original, de Dylan, e a de Odetta, com áudio-vídeos abaixo, e o link para uma do Pearl Jam no YouTube (basta clicar aqui). A letra vai lá embaixo também, se quiser acompanhar.
E que a Luz do Amor irrompa de vez as trevas do poder.
Nenhum comentário:
Postar um comentário