terça-feira, 20 de abril de 2010

OS MAIORES JOGOS DE TODOS OS TEMPOS 4

ITÁLIA 4 X 3 ALEMANHA OC.(1 X 1 NO TEMPO NORMAL) - SEMIFINAL DA COPA DE 1970


Reconhecidamente este é um dos maiores - senão o maior de todos os - jogos da história das Copas do Mundo. Na época (17/6/1970) eu ainda não havia feito 4 anos, portanto o envolvimento que tenho com esta partida é apenas o daquele (cada vez mais) velho admirador do futebol bem jogado. Quando soube como foi a partida e vi os gols e as reviravoltas no placar fiquei imaginando como deve ter sido assisti-la ao vivo. Não dá mais, nunca mais, mas as imagens não se apagaram e aí estão com a emoção em preto e branco da narração de Rui Porto, da TV Cultura (São Paulo). E com uma propaganda de cigarro no meio, em tempos bem menos politicamente corretos, vocês verão.

Um detalhe muito importante deste jogo, que não aparece no vídeo com destaque é que Beckenbauer, o verdadeiro Imperador ("Kaiser"), provou nesta partida que além de ser um gigantesco craque da bola ainda tinha uma raça impressionante. Ele deslocou a clavícula direita na metade do segundo tempo e jogou ainda a prorrogação inteira com o braço na tipóia.

FICHA TÉCNICA
ITÁLIA: Albertosi, Burgnich, Cera, Facchetti, Bertini, De Sisti, Mazzola (Rivera), Rosato (Poletti), Boninsegna, Domenghini e Riva. Técnico: Ferruccio Valcareggi.
ALEMANHA OCIDENTAL: Maier, Patzke (Held), Schnellinger, Schulz, Vogts, Beckenbauer, Overath, Grabowski, Loehr (Libuda), Müller e Seeler. Técnico: Helmut Schoen.
Gols: Boninsegna, aos 8 minutos do primeiro tempo, e Schnellinger, aos 45 do segundo tempo do tempo normal. Müller, aos 4 e aos 20; Burgnich, aos 8; Riva, aos 14, e Rivera, aos 21, da prorrogação.
Árbitro: Arturo Yamasaki Maldonado
Estádio: Azteca, Cidade do México
Público: 102.444 pagantes.

2 comentários:

  1. Caro Edu, esse jogo realmente foi eletrizante mas, infelizmente, poucos se recordam dele. Melhor para nós brasileiros que a final da Copa tenha entrado para a história (Brasil 4 x 1 Itália), provocando o esquecimento, pelo menos no Brasil, da semifinal entre Itália e Alemanha.
    Mas sinto falta em sua lista de maiores jogos de todos os tempos o Botafogo 6 x 0 Flamengo e o Fluminense 3 x 2 Flamengo (gol de barriga do Renato Gaúcho).
    Um forte abraço !!
    Ecio Pedro

    ResponderExcluir
  2. Meu caro Ecio,
    antes de tudo muito obrigado pela participação e as sugestões. O blog está só começando e não dá pra pôr tudo que desejo de uma vez - e é até bom, pois as pessoas vêm aqui pra saber das novidades. Sobre Brasil 4 x 1 Itália, usei um ótimo vídeo que encontrei no youtube no conto "O Torcedor de Vídeo-Teipe", publicado no blog Em Questão. Na minha lista para Os Maiores Jogos de Todos os Tempos está Brasil 1 x 0 Inglaterra, considerada a final antecipada daquela Copa no México. Botafogo 6 x 0 Flamengo não há registros em vídeo. Dizem as más línguas alvinegras que alguém da família Niemeyer queimou os registros do Canal 100 daquela partida. De qualquer forma admito que só citar aquele jogo na postagem que está no Em Questão foi pouco. Vou tentar achar uma foto da partida, de preferência do Jair, o nome do jogo, e pôr a ficha técnica também. Do seu Flu reservo algumas partidas especiais, como a estréia de Rivelino e o jogaço contra o Bayern de Munique de Beckenbauer e Cia no Maracanã.
    Volte sempre!
    Forte abraço.

    ResponderExcluir