terça-feira, 20 de abril de 2010

FUTEBOL-ARTE: OS MAIORES JOGOS DE TODOS OS TEMPOS 4

ITÁLIA 4 X 3 ALEMANHA OC.(1 X 1 NO TEMPO NORMAL) - SEMIFINAL DA COPA DE 1970

Reconhecidamente este é um dos maiores - senão o maior de todos os - jogos da história das Copas do Mundo. Na época (17/6/1970) eu ainda não havia feito 4 anos, portanto o envolvimento que tenho com esta partida é apenas o daquele (cada vez mais) velho admirador do futebol bem jogado. Quando soube como foi a partida e vi os gols e as reviravoltas no placar fiquei imaginando como deve ter sido assisti-la ao vivo. Não dá mais, nunca mais, mas as imagens não se apagaram e aí estão com a emoção em preto e branco da narração de Walter Abrahão, da TV Cultura (São Paulo). E com uma propaganda de cigarro no meio, em tempos bem menos politicamente corretos, vocês verão.
Um detalhe muito importante deste jogo, que não aparece no vídeo com destaque é que Beckenbauer, o verdadeiro Imperador ("Kaiser"), provou nesta partida que além de ser um gigantesco craque da bola ainda tinha uma raça impressionante. Ele deslocou a clavícula direita na metade do segundo tempo e jogou ainda a prorrogação inteira com o braço na tipóia.
FICHA TÉCNICA
ITÁLIA: Albertosi, Burgnich, Cera, Facchetti, Bertini, De Sisti, Mazzola (Rivera), Rosato (Poletti), Boninsegna, Domenghini e Riva. Técnico: Ferruccio Valcareggi.
ALEMANHA OCIDENTAL: Maier, Patzke (Held), Schnellinger, Schulz, Vogts, Beckenbauer, Overath, Grabowski, Loehr (Libuda), Müller e Seeler. Técnico: Helmut Schoen.
Gols: Boninsegna, aos 8 minutos do primeiro tempo, e Schnellinger, aos 45 do segundo tempo do tempo normal. Müller, aos 4 e aos 20; Burgnich, aos 8; Riva, aos 14, e Rivera, aos 21, da prorrogação.
Árbitro: Arturo Yamasaki Maldonado
Estádio: Azteca, Cidade do México
Público: 102.444 pagantes.
Veja também:
CRUZEIRO 5 X 4 INTER - TAÇA LIBERTADORES DE 1976
HOLANDA 2 X 0 URUGUAI - COPA DO MUNDO DE 1974
FLAMENGO 6 x 0 BOTAFOGO - CAMPEONATO CARIOCA DE 1981