quarta-feira, 20 de junho de 2012

A MÚSICA É INTERDISCIPLINAR

A Música é uma Arte tão completa e poderosa que poderia perfeitamente ser a base do currículo escolar inteiro. Com os vários elementos que a compõem e toda a história que percorre nos mais variados recantos da Terra desde os mais distantes tempos - talvez antes mesmo de existir um ser vivo por aqui - ela abrange com seus sons, ritmos, compassos, acordes, melodias, harmonias, partituras, letras, cantos, vocalizações, afinações, instrumentos, regências, orquestrações, pausas, conexões, improvisações, arranjos, técnicas, produções, composições etc etc etc todas as matérias que aprendemos separadamente na escola.
Música é a interdisciplinaridade por excelência. Por intermédio dela se aprende Matemática, Línguas, Literatura, Artes, Filosofia, História, Geografia, Física, Religiões (ou Crenças, inclusive as Pagãs) e quem sabe até Química e Biologia. A Música unifica todas as matérias. Mais do que aulas de Música, que haja ensino com a Música.

Vídeos: "O mestre-sala dos mares" (João Bosco/Aldir Blanc), com Elis Regina; "Ponta de Areia" (Milton Nascimento), com Milton e Naná Vasconcelos, e "Canto das três raças" (Paulo César Pinheiro/Mauro Duarte).
Veja também:
Para Milton e nossos amigos
Os sopros mágicos de Carlos Malta
Villa-Lobos, o pai da MPB

Nenhum comentário:

Postar um comentário