A convite do meu parceiro Fernando Gustav, cinegrafista com o qual tenho feito várias entrevistas para o Museu da Pelada, fomos no sábado passado (04/01) para Águas Mornas, município da região metropolitana de Florianópolis, conhecer e ouvir um dos mais importantes artistas da Música Popular Brasileira, o mutante Sérgio Dias. Com Os Mutantes, ele havia se apresentado no dia 30 de dezembro na Bahia, e veio passar o Ano Novo em Santa Catarina, num verdadeiro paraíso cercado de verde e montanhas.
Foi com este cenário natural maravilhoso, num fim de tarde ao anoitecer, que gravamos um papo que superou as minhas (já grandes) expectativas. Chegamos atrasados, quando uma banda e outras pessoas já chegavam ao salão onde, a convite de Day Thiesen von der Schwinden, a anfitriã, haveria uma festinha para ele, com música ao vivo. Pensei, então, em reduzir a pauta de perguntas para não deixar o povo esperando muito. Porém, o simpaticíssimo guitarrista se mostrou muito à vontade (literalmente, como se vê na foto acima), falando inclusive de temas que eu então deixaria de fora. Acabamos gravando uns 40 minutos de um ótimo papo.
Para começar, ele anunciou uma grande novidade para os fãs: no próximo dia 20, Os Mutantes lançarão mundialmente o seu novo trabalho, chamado "ZZYZX". Aqui no Brasil, a gravadora e produtora responsável pelo lançamento chama-se curiosamente Jardim Elétrico, também título de uma música dos Mutantes. Pelo que Sérgio Dias nos relatou, o clima do álbum (sairá em LP, CD e estará em todas as plataformas digitais) será meio "lovecraftiano", talvez sem tanto do terror dos livros do escritor americano (H.P. Lovecraft), com referências a OVNIs, outros planetas, seres extraterrestres etc. A maior parte das letras é em inglês, mas há duas em português.
Sérgio, que mora em Las Vegas (EUA) desde 2009, ainda fez uma declaração de amor ao seu irmão Arnaldo Baptista e também a Rita Lee, apesar do que ela tem declarado em entrevistas e do que escreveu sobre ele na autobiografia lançada em 2017. Como a grande maioria sabe, foi com Arnaldo e Rita que o guitarrista fundou Os Mutantes, na segunda metade da década de 60. Sérgio também falou da eterna magia das músicas e apresentações do grupo no mundo inteiro e até de política.
Vale a pena conferir a entrevista no canal da Supernova Vídeos, no YouTube (clique aqui).
Vale a pena conferir a entrevista no canal da Supernova Vídeos, no YouTube (clique aqui).
No fim, após o papo, descemos eu, Fernando e nossas mulheres para o salão, onde nos juntamos a cerca de 40 pessoas para assistirmos e vibrarmos muito com uma apresentação musical de primeira linha, com Sérgio Dias sendo acompanhado por músicos que acredito nunca tivesse visto antes, tocando Beatles, Rolling Stones, Eric Clapton, Led Zeppelin, Mutantes, claro, entre outros. Inesquecível para todos os muito felizes que lá estiveram.
Nenhum comentário:
Postar um comentário