A União da Ilha do Governador é a escola de samba que mais gosto por alguns motivos fundamentais, nascidos na segunda metade dos anos 70: seus enredos subjetivos ("Domingo", "O amanhã", "O que será?") os desfiles muito animados e coloridos, com fantasias, adereços e carros alegóricos muito criativos, e, principalmente, pelos seus sambas maravilhosos. "É hoje!" é de 1982, quando a escola almejava o título que tinha merecido em outras ocasiões, mas que nunca conquistou. Porém, pode se orgulhar - e muito - de muitos dos seus sambas e de seu canto e de sua bateria e de muitas e muitas apresentações artísticas. Pode não ter ganho a taça, mas conquistou muitos corações.
Naquela época em que comecei a vibrar com a União da Ilha; vendo os desfiles, a princípio em preto e branco mesmo na velha TV de casa com meu saudoso pai, que assistia a todas as escolas, mesmo que a primeira entrasse no início da noite de domingo e a última só encerrasse ao meio-dia de segunda; a carnavalesca era Maria Augusta. Foi ela a responsável por muitos dos enredos subjetivos e todo aquele colorido levado à avenida. Muitos anos depois, entre o fim dos 80 e o início dos 90 tive o privilégio de trabalhar com ela, nos programas do saudoso ator, dublador e radialista Andre Filho na Rádio Imprensa FM, que na época ficava numa casa na esquina da Rua Felipe Camarão com Professor Manoel Rabello, bem pertinho do Maracanã e da Uerj.
Mas quando "É hoje!" veio, ela não estava mais, o carnavalesco era outro grande nome do carnaval carioca: Max Lopes. Porém, Aroldo Melodia continuava emprestando sua voz peculiar para embalar a Ilha na avenida. E ele foi outro responsável pela minha admiração pela escola, embora nunca tenha ido à sua quadra e o mais perto que morei de onde ela nasceu foi em Olaria, para quem não conhece, a uma distância bem razoável de mais de 10 quilômetros de um bairro a outro.
Bom, chega de papo e vamos curtir este samba histórico que também foi gravado por Caetano Velloso, logo no ano seguinte, em seu disco "Uns"; Fernanda Abreu, Monobloco, Dudu Nobre, entre outros. Porém, vamos ficar com o grande Aroldo Melodia: "Segura a marimba!".
Quer ver um pedacinho do desfile daquele ano? Fafá de Belém e Pery Ribeiro aparecem nesta transmissão da TV Globo, com narração de Hilton Gomes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário