domingo, 14 de agosto de 2022

MÚSICA PRA VIAGEM: INDIAN ROPE MAN

Volta e meia enalteço o YouTube por proporcionar a mim e a qualquer pessoa que tenha interesse, momentos espetaculares da TV e do cinema que não pudemos assistir na época em que foram veiculados ou para rever o que já tínhamos visto. Isso nas mais variadas áreas de atuação do ser humano, seja na Arte, na Cultura, no Esporte, na Ciência, Política etc. Pois bem, há bem pouco tempo o YouTube me revelou uma novidade do início dos anos 70, o grupo alemão Frumpy, que nunca tinha ouvido falar, cantar, tocar. E foi só botar os fones no ouvido e apertar o play para perceber toda a qualidade da banda, em especial a cantora Inga Rumpf, que ainda está em plena e maravilhosa atividade, aos 76 anos de idade (veja aqui e aqui).

A banda nasceu em Hamburgo e é um dos representantes do krautrock alemão dos anos 70. Durou pouco tempo, de 1970 a 72, e depois teve um retorno entre 1990 e 95, mas a fase que me despertou o maior interesse foi o primeiro, com hard rock, rock progressivo e um vocal de arrepiar. A formação inicial tinha, além de Inga, o baterista Caster Bohn, o baixista Karl-Heinz Schott, o tecladista francês Jean-Jacques Kravetz e o guitarrista Rainer Baumann.

"Indian Rope Man", de Richie Havens (a versão dele também merece ser ouvida, clique aqui), J. Price e M. Roth, é apenas uma das muitas músicas gravadas pelo grupo que eu poderia escolher para fazer parte desta série, mas é ela que vai abaixo, com a banda em ação para que você concorde ou não comigo. Para mim foi uma espetacular revelação. Antes tarde do que nunca. 

Mensagem publicitária

Nenhum comentário:

Postar um comentário