domingo, 28 de agosto de 2022

MÚSICA PRA VIAGEM: LAMENTO SERTANEJO

Talvez a característica mais marcante da Música Popular Brasileira seja a capacidade de seus maiores artistas unir a simplicidade com a sofisticação. E creio que, dentre tantas e tantas e tantas, "Lamento Sertanejo", composição de dois grandes representantes da nossa Arte, Gilberto Gil e o saudoso Dominguinhos, seja uma das mais significativas, embora não esteja no hall dos grandes sucessos, das músicas mais tocadas e pedidas nas rádios de antigamente e, muito menos, nas de hoje.

A linha melódica deste lamento é de uma beleza arrepiante, daquelas que são perfeitamente adornadas pela poesia. E fazem os olhos se encherem d'água. Essa saudade de um sertão, que é o silêncio, a timidez, o interior, o voltar a si mesmo, este sertão que existe em quem mesmo nunca o visitou no Brasil - meu caso -, mas o carrega dentro de si, pois que de securas e inundações vivemos todos nós, encerra muitas filosofias, quiçá todas e seja única.

Na gravação abaixo, com os dois autores desta obra-prima, Dominguinhos demonstra toda a sua habilidade para ser virtuose e popular. O convite ao forró na parte final, com o auxílio luxuoso dos demais músicos, nos mostra que este retorno ao sertão, à casa, pode - e deve - ser feita com muita festa, dança, alegria, plenitude. Afinal, os verdadeiros deuses são os que dançam. 

Curta abaixo esta beleza, do DVD apropriadamente chamado de Fé na Festa.


Mensagem publicitária

Nenhum comentário:

Postar um comentário