quarta-feira, 27 de outubro de 2021

"CONTOS DA BOLA": QUEM LÊ RECOMENDA

Desde a primeira edição, lançada em 2018, "Contos da Bola" vem pouco a pouco enchendo a sua arquibancada de fãs. Agora, com a publicação da Cartola Editora, após revisão feita por algumas mãos, inclusive as minhas, para correções de rota, além da inclusão de um texto em homenagem aos craques que vi jogar no velho Maracanã e também com quem atuei contra e a favor nas peladas da vida, veio ainda a possibilidade de o leitor ter, além do ebook, o livro físico em mãos. E novos elogios estão chegando.

Para mim, o mais importante não é ser elogiado, embora isso, logicamente, me agrade. O fundamental é o fato dos contos estarem encontrando em seus leitores identificação, sorrisos, risos (gargalhadas até, quem sabe), emoção, reflexão. Não é por acaso que o livro tem conseguido espaços que nem mesmo eu imaginava, em grandes veículos de comunicação do Brasil e do exterior.

 Veja também:
A primeira entrevista internacional
"Contos da Bola" é uma caixinha de 19 surpresas

O trabalho de escritor só tem sentido se reverbera no peito e na mente de quem lê. Mesmo que seja apenas um leitor, uma leitora. E "Contos da Bola", quem lê recomenda. Veja abaixo alguns dos muitos depoimentos colhidos desde a primeira edição:


Gustavo Almeida é jornalista e roteirista.

@doidosporserieselivros (perfil do instagram de resenha literária): "Olá queridos amigos leitores! A dica de leitura de hoje é um livro bem diferente do que estamos acostumados por aqui. Eu que sou aquela pessoa que gosta de futebol, mas apesar de saber as regras e acompanhar alguns campeonatos, não sei muito sobre a história dele no que é anterior ao meu nascimento, gostei e aprendi muito com a leitura. ⚽️🥅 "Futebol, o primeiro amor de todo menino. A bola, sua primeira namorada. Dormíamos juntos, esperando rolar agarrados na grama no dia seguinte, fizesse sol ou chuva." Aqui o autor reuniu contos inspirados no torcedor, e essa paixão maluca que temos por esse esporte no Brasil. Além disso, conhecemos jogadores lendários, e jogadores de peladas ruins pra caramba, todos eles com aquele amor em comum, a bola, a meia, ou qualquer coisa que possa servir para jogar (nota do autor: o trecho citado é, na verdade, do prefácio assinado pelo grande radialista, jornalista, escritor e roteirista Alexandre Araújo). ⚽️🥅 "Ao todo, como profissional, ele só jogou sete partidas com a camisa rubro-negra e fez dois gols, justamente aqueles do dia em que foi o grande nome do Clássico das Multidões. " Contos da Bola foi uma leitura totalmente fora da minha zona de conforto, e um livro que literalmente entra para categoria único de minhas leituras, já que nunca havia lido nada parecido. Eduardo Lamas é escritor e jornalista, premiado em diversas categorias em concursos literários ele teve seus contos publicados pela Editora Cartola esse ano. Vale a pena conhecer esse livro principalmente se você é um apaixonado por futebol, ou um louco por copas do mundo ( porque é impossível não lembrar de nenhuma durante a leitura). Contos da Bola está disponível em formato digital pela Amazon, e físico pela Editora Cartola".

Marcelo China (músico): "Esta semana peguei seu livro "Contos da bola" para ler e saboreei as histórias calmamente antes de dormir. Hoje, acordei no meio de noite e terminei a leitura. Gostaria de te parabenizar pelas histórias, pelo texto que flui muito bem. Pela memória de tantos detalhes de coisas antigas, que acabam nos transportando a outros tempos. Me envolvi com muitos textos e personagens, me surpreendi com alguns finais inesperados e me emocionei em alguns momentos. Como artista, entendo que esse feedback deva ser importante para você. Por isso, resolvi te escrever. Percebo o amor que vc tem pelo futebol e o quanto isso te envolve. Lamento não dividir esta paixão e imagino que isso deva ter me feito deixar passar algumas sutilezas. Mas, não diminuiu em nada o prazer que tive de ler. Tentando adivinhar quem era você, rir em algumas situações e, até, me excitar como voyeur naquela sala de jogos. Continue a escrever! Parabéns e obrigado!"

Clicaê quem curte esportes!

Carlos Alberto (publicado no site GoodReads)"’Contos da Bola’’ é o que o título induz. São pequenos contos relacionados ao futebol, envolvendo toda a mística futebolista entre torcida,time, jogador e bola. Eduardo Lamas em um brilhantismo e criatividade consegue conduzir o leitor por 108 páginas em histórias e relatos preciosos sobre, e unicamente, pessoas e suas vidas. A obra não exagera e acerta na medida, traz 19 histórias ricas em personagens marcantes que são resultados das experiências, infância, brincadeira e até amizades feitas direta ou indiretamente pelo esporte, o que promove uma empatia e emoção afetuosa durante a leitura. O livro serve como uma respirada ou até um alivio em um mundo esportivo movido por prêmios, colocações, rebaixamentos e vitorias frias e derrotas quentes pela vergonha. O autor tenta trazer a inocência do esporte ao leitor, a verdadeira essência do futebol, a diversão que essa prática traz e os benefícios sociais e culturais indiretos dela. De uma forma nostálgica, desenvolvimento do texto resgata a sua infância e te lembra de como era bom jogar uma pelada depois da aula em um sexta-feira de sol. Infelizmente, eu sei minha limitação que por ser jovem, e também por não ser fanático pelo esporte, posso não ter pego algumas referências mais antigas que o pessoal de 30 e 45 pode pegar mais facilmente e entrar ainda mais na emoção da leitura. É um ótimo sobre futebol. Não sobre super-atletas, quadras tecnológicas e estratégias complexas, mas simplesmente sobre futebol, pleno e simples".

Veja também:

Abaixo, dois comentários em locais diferentes feitos pelo jornalista Sergio Vasconcellos Dias (no facebook e na Amazon) e do jornalista, escritor, assessor de imprensa e fotógrafo Marcus Veras:  




Mensagem publicitária

Clique na imagem acima para receber
mais sugestões de leitura.
Quem lê recomenda!

Veja também:

Nenhum comentário:

Postar um comentário