domingo, 24 de julho de 2022

OS MAIORES JOGOS DE TODOS OS TEMPOS 12

O Atlético-MG levou vantagem sobre a
seleção francesa, no Mineirão, em 1977
Em 3 de julho de 1977, quatro dias depois de empatar em 2 a 2 com a seleção brasileira no Maracanã, após levar dois gols, a seleção francesa que em novembro daquele ano conquistaria uma vaga para a Copa do Mundo da Argentina, fez um amistoso com o Atlético Mineiro no Mineirão e levou um baile comandado por Reinaldo e companhia. Platini, Six, que entrariam no segundo tempo, Trésor, Michel e seus companheiros não resistiram ao time mineiro, mesmo desfalcado de Toninho Cerezo, Paulo Isidoro e Marcelo (o técnico Marcelo Oliveira), que estavam na seleção brasileira, e foram derrotados por 3 a 1.

Aquela seleção da França, que voltaria a uma Copa após ausências em 1970 e 74, não conseguiria passar da primeira fase na Argentina, perdendo por 2 a 1 para o time da casa, que se sagraria campeão, e a ótima Itália e vencendo a Hungria por 3 a 1. Porém, foi base da equipe que rivalizou com o Brasil no quesito futebol-arte, em 82, indo até mais longe que o time de Telê, sendo derrotada nos pênaltis na semifinal com a Alemanha Ocidental, após um jogaço extenuante que terminou com o placar de 3 a 3, com 4 gols na prorrogação. Ficou em quarto lugar, mas dois anos depois, liderada por Michel Platini, conquistaria o título europeu.

O Galo era basicamente o timaço que, com vários jovens formados em casa, ficaria com o vice-campeonato brasileiro daquele ano, perdendo nos pênaltis para o São Paulo, numa final violentíssima por parte da equipe paulista, disputada sob forte chuva em Minas Gerais. Sobre aquela decisão já tratei aqui. 
 
Particularmente não me recordava do amistoso no Mineirão, só o anterior, até porque estive presente no Maracanã e já relatei sobre ele neste blog. Mas o YouTube nos traz estas grandes recordações e não podia deixar de destacar aqui no blog esta partida e retornar, após longa ausência, à série "Os maiores jogos de todos os tempos". Então, curta abaixo, em imagens em preto e branco, com narração de uma emissora de TV francesa, os gols daquela inesquecível vitória dos atleticanos.


FICHA TÉCNICA 
ATLÉTICO-MG 3 X 1 FRANÇA
Data: 3 de julho de 1977.
Local: Mineirão, em Belo Horizonte.
Árbitro: Airton Vieira de Moraes, o Sansão (RJ).
Renda: Cr$ 931.604,00.
Público: 22.564 presentes.
Gols: Reinaldo, aos 8 minutos; Tresor, aos 28; Marcinho, aos 30, e Alfredo, aos 33, do segundo tempo. 
ATLÉTICO-MG: Ortiz; Alves, Modesto, Márcio e Hilton Brunis; Danival (Alfredo), Ângelo e Heleno; Marinho (Luis Carlos), Reinaldo e Marcinho. Técnico: Barbatana.
FRANÇA: Baratelli; Battiston, Trésor, Tusseau (Platini) e Bossis (Shannoun); Michel, Janvion e Lacombe; Bathenay, Baroncheli e Amisse (Six). Técnico: Michel Hidalgo.

Obs.: graças a um anônimo visitante desta página pude reparar erros que cometi na pesquisa sobre esta partida. Paulo Isidoro e Marcelo, a exemplo de Toninho Cerezzo, não foram liberados da seleção brasileira pelo técnico Claudio Coutinho, somente Reinaldo. Uma semana após esta partida acima, a seleção estrearia na fase final das eliminatórias da Copa do Mundo da Argentina, contra o Peru, em Cáli, na  Colômbia, sede neutra para as duas partidas que garantiram a vaga para a equipe do Brasil, com vitória de 1 a 0 na estreia e 8 a 0 sobre a Bolívia. Nesta goleada, Cerezo e Marcelo fizeram um gol cada um. Reinaldo também jogou, entrando no lugar de Roberto Dinamite, e Paulo Isidoro só atuou contra os peruanos, entrando como titular, mas sendo substituído por Dirceu, que foi mantido no jogo seguinte.  

Mensagem publicitária

Clique na imagem acima e saiba mais
sobre minhas
 sugestões de leitura pra você.
Quem lê recomenda!

8 comentários:

  1. O enorme jornalista Edu Lamas sempre nos presenteando com cultura e reminiscências de um futebol da era de ouro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado, faço o possível nesta série para trazer ao público jogos e craques inesquecíveis. Gostaria só que assinasse da próxima vez, por favor. Volte sempre.

      Excluir
  2. Sugiro que também nos presenteie com o histórico jogo do meu Fluminense contra o Bayern de Munich, salvo engano em 1976.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este jogo sugerido foi o quinto desta série nada constante, publicado originalmente no Futebloguices, blog que mantive em 2010 e que posteriormente uni a este, no ar desde março de 2008. O link é este: https://eduardolamas.blogspot.com/2010/04/os-maiores-jogos-de-todos-os-tempos-2.html

      Excluir
  3. Também não jogaram Paulo Isidoro e Marcelo, que também estavam servindo a Seleção Brasileira. Somente Reinaldo foi liberado para o jogo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado pela informação, vou acrescentar no texto. Só não sei quem escreveu. Volte sempre e peço, por favor, que assine.

      Excluir
  4. 45 anos...
    Confesso que não me lembrava desse jogo. Naquela época os melhores times brasileiros podiam rivalizar com bons times e seleções europeias. Hoje em dia eu acho difícil...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Podiam mesmo, Écio. Atuavam em nossos campos, muitos dos melhores jogadores do mundo naqueles tempos. Hoje, o primeiro e segundo escalões da América do Sul e da África, com raríssimas exceções, estão na Europa. Obrigado, volte sempre, meu amigo.

      Excluir