sexta-feira, 17 de julho de 2020

BNDES DEIXA EDITAL CADUCAR E DESRESPEITA PRODUTOR DE CINEMA

Que o atual desgoverno tem como uma de suas marcas registradas o desrespeito fica até cansativo dizer, diante da gigantesca lista de absurdos cometidos desde (ou até mesmo antes) da posse em janeiro de 2019. Ontem soube de mais um que me atinge diretamente: o edital do BNDES para financiamento de 22 produções cinematográficas, cujo resultado deveria ter saído em dezembro de 2018, caducou. Quem investiu seu tempo e dinheiro para trabalhar na montagem e na inscrição de seus projetos que se dane, claro.


Não que isso tenha me surpreendido, pois vinha acompanhando o processo, principalmente durante o ano passado, e já era evidente o seu final, tanto que fiquei um bom tempo sem voltar ao site do BNDES e só ontem soube que o aviso foi publicado em 29 de abril. Sem qualquer justificativa, embora saibamos bem os motivos. O fato de saber qual seria a conclusão deste episódio não reduz a minha indignação. Pelo contrário. Falo por mim e por todos os produtores culturais e artistas que vêm sendo achincalhados, pisoteados e chamados de vagabundos pelas mentes doentias e perversas desta aberração que está no poder. 

Está mais do que evidente que a diretoria do banco deixou intencionalmente o prazo de 18 meses se expirar para que o edital perdesse a sua validade. Um completo descaso com profissionais da área cinematográfica, especificamente, e do setor cultural, de uma forma geral. E uma ignorância tremenda quanto à importância da indústria cultural para a Economia do país. 

Tinha inscrito neste edital um documentário, em parceria com uma produtora do Rio de Janeiro e mais uma equipe de técnicos, músicos, roteirista etc. Isso não derruba o nosso sonho e creio que o de nenhum dos demais inscritos, pelo contrário, fortalece até. 

Por mais que tente, este desgoverno não conseguirá destruir o país e sua Arte e Cultura. O futuro de muitos dos que estão hoje no podre poder será tão tenebroso quanto as suas palavras e ações. É só uma questão de curto tempo. Isto não é praga rogada, mas uma das mais antigas leis do Universo: colhe-se o que se planta.

2 comentários:

  1. Caro Edu, sua colocação é perfeita. Vivemos tempos sombrios nesse país. Infelizmente, a Arte e a Cultura costumam ser as maiores vítimas quando mentes estúpidas e reacionárias chegam ao poder. Faço votos que você consiga realizar seu projeto, apesar de todas as dificuldades que o país enfrenta nesse período de obscurantismo. Enfim, precisamos ser otimistas como um exercício da própria sobrevivência!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu amigo Ecio, muito obrigado. Desistir não faz parte dos meus planos. A esperança, sempre ela, está a guiar nossos passos. Abração.

      Excluir