segunda-feira, 22 de novembro de 2021

MÚSICA PRA VIAGEM: MILHO AOS POMBOS

Ouvi "Milho aos Pombos" pela primeira vez num daqueles festivais que a TV Globo promoveu no início dos anos 80. Acho que foi defendida pelo Renato Teixeira, porque eu achava que a música era dele. Não passou da primeira fase, mas o refrão ficou guardado na minha memória, embora nunca mais tenha a ouvido novamente até a semana passada.

Ela retornou à minha mente quando vi na primeira pagina online de um jornalão brasileiro, logo abaixo da manchete, um título com uma palavra semelhante a "homogêneo" ou "miscelânea" (curioso que este fato muito mais recente não consigo me recordar com exatidão) escrita com "i" em vez do último "e". Comentei em grupos e com algumas pessoas do whatsapp sobre o ocorrido e terminei o texto com "Isso tudo acontecendo e eu aqui na praça dando milho aos pombos". 

Como imaginei que quase ninguém saberia do que eu estava falando, não só expliquei que era uma música do Renato Teixeira, mas antes de publicar fui pesquisar no IMMuB e descobri que era do Zé Geraldo e mandei corretamente. Não satisfeito, ouvi a música inteira pela primeira vez uns 40 anos depois da primeira vez, gostei muito e enviei para mais pessoas. E achei que merecia entrar nesta séria aqui do blog. Pois, cá está. 

A letra é atualíssima, como a de "Admirável gado novo", de Zé Ramalho, que entrou na prova de ontem do Enem, furando o bloqueio "ideo-estupidológico" do desgoverno federal, a cara da desgraça. Apesar de todo avanço tecnológico, parece que só andamos em círculos e não saímos dos mesmos problemas do planeta Século XX. 

Brasil, um país que vive no (do e pro) passado.


Nenhum comentário:

Postar um comentário