terça-feira, 23 de novembro de 2021

O ÁUDIO DA ENTREVISTA DE NELSON PEREIRA DOS SANTOS

A entrevista que eu e o jornalista Alexandre Arruda fizemos com um dos maiores cineastas da História do cinema brasileiro Nelson Pereira dos Santos, no primeiro trimestre de 2001, já transcrita aqui com informações adicionais, em agosto de 2009, finalmente pode ser ouvida. Graças ao editor de audiovisual Fernando Gustav, a fita cassete que eu guardara há mais de 20 anos e que, há pelo menos 12, não era ouvida por ninguém, foi digitalizada e a nossa conversa está disponível aí acima, no LamasCast e também no meu canal do YouTube.

Tive a gigantesca felicidade de reencontrar Nelson Pereira dos Santos, em agosto de 2013, quando trabalhei como assessor de imprensa da Mostra "Simplesmente Nelson" em sua homenagem na Caixa Cultural, no Centro do Rio de Janeiro. Para minha surpresa, ao comentar com ele sobre o encontro anterior em seu apartamento, 12 anos antes, Nelson demonstrou se recordar.

O diretor de tantos filmes notáveis, muitos entre os melhores do cinema mundial, faleceu em abril de 2018, aos 89 anos. Depois de 2001, ano em que o entrevistamos, além da série documental exibida pelo canal GNT "Casa Grande & Senzala", que estava para estrear na época e é mencionada em nossa conversa, Nelson ainda dirigiu o curta "Meu Cumpadre Zé Keti" (2001); "Raízes do Brasil" (2004); "Brasília 18%" (2006); "Português, a Língua do Brasil" (2009); "A música segundo Tom Jobim" (2012), que assisti e recomendo muito, e "A luz do Tom" (2012).

Por tudo isso citado acima e na postagem com a transcrição da entrevista, e por toda a sua obra, só há espaço para agradecimentos a Nelson Pereira dos Santos. Muito obrigado, Mestre!

Veja também:
Adeus, Paulo José 
É complexo ser vira-lata
O quanto devo ao Centro de Artes UFF
Entrevista: Nelson Pereira dos Santos

2 comentários:

  1. Nelson Pereira dos Santos, ouvindo, sentindo a necessidade de assistir um filme seu.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Faça isso, Denise! Muito obrigado pela visita e o comentário, querida. Volte sempre. Peço desculpas pela demora em responder. Beijos.

      Excluir