domingo, 28 de fevereiro de 2021

É COMPLEXO SER VIRA-LATA

Caro Nelson, muito o admiro, mas preciso discordar e, neste caso pior para os fatos, pois são verdadeiros, basta não taparmos os olhos: nós brasileiros não temos complexo de vira-latas, somos vira-latas, para o bem e para o mal. Para desespero dos puristas, neonazistas e patridiotas, não temos raça pura, somos plena mistura. E, prezado Mario, a quem também muito respeito, muitos de nós temos caráter, mas não somos heróis, ao contrário dos macunaímas e de falsos mitos, desculpem a redundância.

Somos brasileiros e não aprendemos nunca. Mesmo com todas as evidências e avisos, só agimos com a casa arrombada ou o barco furado. Em muitos casos, nem assim. Afinal, é mais fácil se recusar a enxergar a realidade quando não nos é favorável. Escolhemos o imediato e o mais fácil, rejeitamos precaução, planejamento, organização e o necessário, ainda mais se for dar muito trabalho ou o incerto resultado ficar muito longe do palmo à frente do nariz. 

Os canalhas que elegemos a cada eleição estão aí mesmo para nos mostrar quanto de afinidade temos com eles. Uns mais, outros menos, mas não adianta gritar, espernear, estrebuchar, fazer beicinho, estamos todos no mesmo barco furado, onde também está aquela minoria (cada vez menor) que rema e ao mesmo tempo tira água de dentro da embarcação, enquanto outros fingem que nada acontece, comendo sardinha e arrotando caviar, e mais alguns tantos que só fazem alargar os rombos para seu o sádico e bel-prazer.
 
E, enquanto vamos remando e tapando os buracos deste barquinho, pessoas do mais baixo nível vão se reelegendo para tomar e tornar o comando à deriva, aumentando suas rendas, suas aposentadorias especiais, nefandas pensões para mulheres e filhos etc com verbas públicas (vulgo, nosso dinheiro) dentro de leis imorais e a costumeira imoralidade dos fora da lei. Para piorar, há uma renovação caudalosa e escandalosa para suprir a cada safra os velhacos que se vão.

É verdade que ser vira-lata tem lá algumas vantagens, uma delas é aquela que apelidamos de jeitinho ou jogo de cintura para lidar com as imensas dificuldades com muita criatividade. Somos craques nisso, é só se interessar pela História e as histórias de nosso povo e, principalmente, por nossa vasta e riquíssima Cultura. A grande questão, porém, é que em 99% das vezes os problemas políticos e sociais são criados por nós mesmos, por ação ou inação. E o esforço fica muito maior do que deveria ser.

Não, não adianta dizer que não tem nada com isso, que não se mistura com gentalha ou com essa elite exploradora e soberba, porque todos, sem exceção, temos afinidades com este mau (e, por outro lado, em muitos casos, bom) jeito de ser. Mesmo os que tentam escapar ou agir diferente. Não adianta nem ir para o outro lado do mundo, tentar se aculturar, porque você vai carregar todo este peso (e também nossas ótimas e péssimas levezas consigo, é inevitável). 

Você aí que gritou o nome de um salvador da pátria qualquer, seja um que já nos arruinou ou aquele outro que nos arruína ou arruinará, é o mais próximo desta má vira-latice toda. Não se iluda. Nem tente, nem tentemos mais, nos iludir.

Ah, caro Nelson, para terminar, mais uma divergência profunda, que vai muito, muito além das finas canelinhas das formigas: as mulheres não gostam de apanhar, nem as normais. No entanto, muitas estão começando a pegar o gosto pela agressão e a achar que se não sabem porque estão batendo, quem está apanhando sabe muito bem o motivo. E, pior, tem homens gostando.


Veja também:
Eles não nos entendem
A tropa do horror está no poder
Quando a pátria fica acima de todos, esmaga também seus adeptos
Anti-Luther King: a E.E.ra das Trevas
Do caos só virá o caos
Brasil, um edifício que cresce sobre frágeis alicerces

Nenhum comentário:

Postar um comentário