terça-feira, 29 de março de 2022

MÚSICA PRA VIAGEM: ONDE A DOR NÃO TEM RAZÃO

Paulinho da Viola, com toda a sua elegância e humildade, jamais daria e dará um passo em direção ao estrelato. Mas que ele merecia um lugar ainda mais alto entre os gigantes da História da Música brasileira, não tenho a menor dúvida quanto a isso. Entre tantas e tantas extraordinárias composições, também por motivos particulares, os que na verdade sempre nos fazem sentir algo mais por uma obra artística, seja de que gênero for, "Onde a dor não tem razão" é a minha favorita. E está entre as minhas prediletas considerando-se tudo o que já ouvi.

Curioso que, mais uma vez, escolho uma que não está entre as mais famosas. Não tenho aversão pré-concebida contra os sucessos de qualquer artista, verdadeiro artista é bom que se frise. Porém, há sempre uma pérola meio escondida na obra de cada um. E parece que sempre vou em busca dela, talvez tenha algo a ver com solidariedade ao - não rejeitado - mas ao que é dado pouca atenção. Ou menos atenção que eu considero merecer.

Enfim, para encurtar o papo e irmos direto à música, ela está aqui abaixo com o mestre em ação, acompanhado sempre por músicos da mais alta qualidade, em conformidade com a sua simplicidade refinada, sofisticada. "Canto pra dizer que no meu coração já não mais se agitam as ondas de uma paixão, ele não é mais abrigo de amores perdidos, é um lago mais tranquilo, onde a dor não tem razão..." Isto é plenitude. Sublime. Sublime mestre Paulinho da Viola!


Mensagem publicitária

Clique na imagem acima e saiba mais
sobre minhas sugestões de leitura pra você.
Quem lê recomenda!

Veja também:

4 comentários:

  1. Que homenagem linda a este artista tão cheio de dignidade!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado, AnaLu! Paulinho da Viola é uma referência pra mim. Quando crescer quero ter a serenidade e a sabedoria dele. Pedir a elegância também já seria demais.rsrs Bjs, volte sempre.

      Excluir
  2. Fiquei decepcionada o vendo apoiar a reeleição do Lula, agora, como "Salvador da Pátria", em pleno ataque à soberania e com uma polarização que nos tira a paz social. Sempre achei o Paulinho da Viola culto e sensato, mas dessa vez, creio que o apoio político dele está equivocado e desalinhado a toda filosofia que norteou suas canções. Independente da posição política dele, caro Lamas, bela e merecida homenagem!

    Regina.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Creio que muita gente, pelo menos neste primeiro momento, está indo pelo caminho mais fácil pra tirar o atual presidente do poder, tentando antecipar pro primeiro turno o que deveria ser feito apenas no segundo. Não sei se é o caso do Paulinho da Viola, mas é uma tendência. Com os debates, aqueles que realmente desejam o melhor para o país e que conseguem enxergar que apoiar o pai castrador ou o pai permissivo é manter gente da pior espécie no poder, vão escolher outra opção. Independentemente da posição política, Paulinho da Viola continuará sendo referência de Sabedoria e Serenidade pra mim. Obrigado mais uma vez pela visita e o comentário. Volte sempre. Bjs

      Excluir