sexta-feira, 23 de junho de 2023

TRECHO DO EBOOK "VELHOS CONHECIDOS"

"Velhos conhecidos" é a peça de minha autoria mais recente, ainda inédita como todas as outras, com exceção da de estreia, "Sentença de vida". Abaixo, você poderá ler o trecho inicial da obra e clicando aqui poderá saber mais sobre o ebook que está à venda na Amazon do Brasil e de mais 13 países, além de estar disponível no sistema Kindle Unlimited.


Personagens:

Pedro de Albuquerque
Carlos Alberto Fanzini

Dois idosos numa casa ampla. De móveis antigos, mas muito bem cuidados. Sala em penumbra.

Pedro: - Eu...

Carlos: - Ahn. (pausa) O que foi?

Pedro: - Eu...

Carlos: - Sim, o que tem você?

Pedro: - Um momento.

Pedro vai vagarosamente à janela e a escancara. Uma luz forte invade violentamente a sala.

Carlos (tapando os olhos): - Meu Deus, Pedro, assim você me deixa cego.

Pedro: - Gosto de claridade.

Carlos: - Essa luz toda me agride.

Pedro: - Vou fechar um pouco a janela... Não, essa cortina vai amenizar um pouco essa luminosidade que te violenta tanto.

Carlos (entre aborrecido e sarcástico): - Ah, muito obrigado.

Pedro: - Eu...

Carlos: - Porra, Pedro, desembucha. Eu, o quê?

Pedro: - Você sempre ansioso... Bom, eu não sei como consegui chegar até aqui, aos 70 anos. Sinceramente não sei.

Carlos: - Eu também não. Sinceramente.

Pedro: - Creio que isso deva surpreender mais a você do que a mim.

Carlos: - Ah, é? Por quê?

Pedro: - Porque você não fez metade do que eu fiz e era previsível que chegasse aos 80.

Carlos: - Tenho 72. E não meço tua vida pela minha. Aliás, se fosse comparar...

Veja também:
Trecho do ebook "Atrasado"
"O negro crepúsculo", um trabalho de 11 anos

Pedro: - Eu achava que nem passaria dos 18.

Carlos: - Ah, não exagera!

Pedro: - Verdade. Mas era mais por uma intuição besta, um medo. Naquela época ainda não tinha mergulhado fundo...

Carlos: - Nas drogas, nas orgias, na gastança...

Pedro: - É... aquela grana do meu avô...

Carlos: - Uma belíssima grana que você poderia ter investido na sua formação, num apartamento.

Pedro: - Porra, Carlos, olha bem pra mim, vê se eu tenho... Ou melhor, se eu tinha... Se eu tinha cara de empresário.

Carlos: - Não, mas você desperdiçou tudo.

Pedro: - Depois recuperei. E vivi, ah, como vivi...

Carlos: - Como bon vivant... Pra mim foi “mau” vivant.

Pedro: - Ah, vai ter ataques de ciúmes, inveja, novamente?

Carlos (dá uma sonora risada): - Eu!? Inveja, ciúmes de você? Tenha a santa paciência, né? Tá querendo tirar um sarro da minha cara a esta altura do campeonato?

Pedro: - Parece.

Carlos: - Parece o quê?

Pedro: - Que você está com inveja do que eu vivi.

Ficou com curiosidade pra saber até onde essa conversa vai?
Clique aqui e saiba como ler o texto inteiro desta peça de teatro ainda inédita.

Veja também:
Nelson Rodrigues manda mensagem do Além
A primeira entrevista internacional
Uma justíssima homenagem
Entrevista: Nelson Pereira dos Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário