quinta-feira, 1 de junho de 2023

MÚSICA PRA VIAGEM: OS MENINOS DA MANGUEIRA

Ainda sobre a entrevista de Sérgio Cabral a Sérgio Pugliese, no Museu da Pelada, outro ponto que o grande jornalista, comentarista esportivo e de carnaval, escritor e compositor falou também me levou aos primórdios de minha vida. Afinal, como ele mesmo relembrou, apesar de portelense (uma surpresa pra mim), seu maior sucesso musical foi "Os meninos da Mangueira", que juntamente com algumas das primeiras de Raul Seixas, Elton John, Michael Jackson e Jackson Five, da trilha sonora das novelas "Os irmãos Coragem", "O Bem Amado", "Uma rosa com amor" e "Jerônimo, o herói do sertão" e do samba de enredo do Salgueiro "Festa para um rei negro (pega no ganzê)", de 1971, me remetem imediatamente à minha infância.

Na verdade, as demais citadas são anteriores ao lançamento da composição de Sérgio Cabral e Rildo Hora, gravado por Ataulpho Alves Júnior e lançado em 1975. Mas a memória muitas vezes embaralha épocas de nossas vidas, embora neste caso nem tenha sido tão distantes assim. Este samba tocou muito nas mais diversas estações de rádio, e inúmeras vezes a ouvi com muito prazer no rádio da velha Brasília de meu pai, trafegando pelas ruas do Rio de Janeiro ou em viagem nas estradas do estado do Rio, das Minas Gerais, onde ele nascera, ou em direção a Brasília. Portanto, não podia deixar de trazer esta música para a série que publico aqui neste blog já tem tempo. Vamos curti-la, então?



Nenhum comentário:

Postar um comentário