quarta-feira, 7 de junho de 2023

MÚSICA PRA VIAGEM: BAHIA X GRÊMIO

Como o sorteio dos confrontos das quartas de final da Copa do Brasil deste ano pôs frente a frente Bahia e Grêmio, lembrei-me imediatamente da música gravada originalmente no CD Yamandú, de 2001, que tenho já há alguns anos: Bahia x Grêmio. A composição e a gravação reúnem dois de nossos maiores instrumentistas, um da nova geração de violonistas, o gremista Yamandú Costa, e outro da Velha Guarda do carnaval baiano, o virtuose Armandinho Macêdo, filho do criador do trio elétrico, Osmar, e quem batizou o cavaquinho elétrico ou pau elétrico de guitarra baiana.

Veja também:

Como torcedor do Esquadrão de Aço, de Salvador, criou também este clássico futebolístico-musical entre tricolores do Nordeste e do Sul do país com o parceiro mais jovem. Desta tabelinha entre dois cracaços da nossa melhor música e entre o som e a bola só poderia sair um golaço que me trouxe aqui para publicá-la na série "Músicas que nos fazem viajar". 

"Bahia x Grêmio" já fez parte do projeto Jogada de Música, quando foi executada no quadro de um dos programas do Pop Bola na Rádio Globo Rio, entre 2017 e 18. Vamos então curtir abaixo o toque de prima desta dupla talentosíssima.



2 comentários:

  1. Não conhecia Armandinho Macedo...
    Muito bom!! Um som bem brasileiro!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Armandinho é espetacular, Ecio. É filho de Osmar, inventor junto com Dodô, do trio elétrico. Armandinho integrou o grupo A Cor do Som. Um dos maiores shows que vi na vida, no Teatro Municipal de Niterói, foi do Trio Madeira Brasil, maravilhoso trio de choro, com participação especialíssima de Armandinho. Isso foi no fim de 2000. Poucos meses depois, em janeiro de 2001, vi outro showzaço dele, com Pepeu Gomes, na Tenda Brasil do Rock in Rio. Já publiquei sobre isso neste blog, inclusive. Muito obrigado mais uma vez. Volte sempre. Abração.

      Excluir