quarta-feira, 2 de agosto de 2023

JOGO DE RECORDAÇÃO 5: FLAMENGO X OLIMPIA

A foto não está lá grande coisa, parece Zico arrematando contra o gol do Olimpia, na partida de 1981,
 disputada no Maracanã. Foto retirada do site Trivela, provavelmente uma reprodução de algum jornal

Para ser bem sincero, não traz lá grandes recordações, mas como o Flamengo voltará a enfrentar o Olimpia, do Paraguai, nesta quinta-feira, pelas oitavas de final da Taça Libertadores da América, não pude deixar de me lembrar do jogo entre as duas equipes a que assisti no velho Maracanã, em 1981. Daquela vez, a partida foi válida pela primeira fase da competição e apenas um time se classificava para a fase seguinte. Além de Olimpia, estavam também no grupo Cerro Porteño, também do Paraguai, e Atlético-MG, que foi desclassificado pelo time rubro-negro naquele mal afamado jogo extra em Goiânia, mas este é assunto para outra ocasião.

Veja também:

O Olimpia sempre foi um adversário muito difícil de ser batido e, naquele ano de 1981, histórico para todos os torcedores do Flamengo, não foi diferente. Houve empate nos dois jogos, no Rio de Janeiro (1 a 1) e em Assunção (0 a 0), e é sobre o jogo no Maracanã, realizado 4 dias após meu aniversário de 15 anos, que escrevo aqui até para me lembrar mais do que aconteceu naquela noite, pois quase já não trago na memória lances, curiosidades e como foi aquela partida. Portanto, recorro à pesquisa da ficha técnica que possuo anotada em meu caderninho (foto ao fim deste parágrafo) e o vídeo com os gols do jogo (com imagem nada boa, aliás, você verá lá embaixo).

Foto do ingresso do jogo de 81 de minha coleção

E a pesquisa me traz a informação de que aquela partida, disputada curiosamente numa sexta-feira à noite, foi a estreia de Paulo César Carpegiani no comando técnico do Flamengo , em substituição a Dino Sani. Isso apenas dois meses depois da última partida oficial de Carpegiani como jogador rubro-negro: no dia 31 de maio, no empate em 1 a 1 com o Bangu, em jogo válido pela Taça Guanabara de 81. Também estive presente naquela partida, na geral do velho Maraca (provavelmente subi para a arquibancada durante o intervalo).

Aquela foi a primeira Libertadores que o Flamengo disputou, portanto em 1981 foi a primeira vez que os dois times se enfrentaram num jogo pela competição. O torcedor rubro-negro foi ao Maracanã muito confiante, mas a verdade é que apenas dois anos antes o time paraguaio havia conquistado não só sua primeira Taça Libertadores, derrotando o poderoso Boca Juniors na final, como também fora o vencedor do Mundial Interclubes, ao vencer duas vezes (1 a 0 e 2 a 1) o Malmöe, da Suécia, na última vez em que a competição foi disputada em jogos de ida e volta.

Porém, apesar deste histórico recente muito bom e os dois empates com aquele que acabaria sendo o campeão daquele ano, o Olimpia ficou em último lugar na chave, sem vencer uma partida sequer, empatando quatro e perdendo dois jogos. Mas dificultou muito a vida do Flamengo, que se tivesse vencido um dos dois jogos contra o rival paraguaio não precisaria do tal jogo-extra no Serra Dourada que nunca chegaria nem perto do fim dos 90 minutos regulamentares.


FICHA TÉCNICA
FLAMENGO 1 X 1 OLIMPIA
TAÇA LIBERTADORES DA AMÉRICA
Data: 24/7/1981 (sexta-feira)
Árbitro: Abel Gneco (Argentina)
Renda: Cr$ 8.693.350,00 - Público: 38.718 pagantes.
Gols: Adílio, aos 22 minutos do primeiro tempo, e Solalinde, aos 15 da etapa final.
Cartões amarelos: Baroninho, Benítez e Aquino.
Flamengo: Cantarele; Leandro, Figueiredo, Marinho (Rondinelli) e Júnior; Vítor, Adílio e Zico; Tita, Nunes e Baroninho (Carlos Alberto). Técnico: Paulo César Carpegiani.
Olimpia: Almeida; Solalinde, Paredes, Delgado e Giudice; Guash, Benítez e Verza (Aquino); Isasi, Fernández (Davallos) e Ortíz. Técnico: Roque Fernández.

Veja também:

Nenhum comentário:

Postar um comentário