sexta-feira, 21 de julho de 2023

"COMENDO A BOLA" DEBATE VIOLÊNCIA E MORTE NO FUTEBOL

Pela segunda vez convidado para participar do programa "Comendo a Bola" senti-me convocado e não hesitei em aceitar. Até porque o tema proposto era bastante sério, infelizmente ainda atual e importantíssimo: violência e morte no futebol. Nelson Rodrigues certa vez disse ou escreveu, não me recordo agora, que o primeiro homem na face da Terra ao avistar seu semelhante pela primeira vez logo o reconheceu como seu inimigo. E a História da Humanidade não desmente o gênio: vivemos às turras, desde sempre.

Da esquerda para a direita: Mauricio Capellari, Carlos Falkoski, Rodrigo Titericz e eu durante a gravação do "Comendo a Bola" sobre "Violência e Morte no Futebol". Foto: Anderson Duarte 

Das rusguinhas às sérias ofensas, hoje repletas nas redes sociais, indo às vias de fato das formas mais cruéis e violentas - as guerras estão aí para não nos deixar mentir - o ser humano não consegue minimamente se respeitar, respeitar diferenças, debater, divergir, sem agredir. Raros e raras são aqueles e aquelas que contrariam a regra. E o futebol, claro, não fica fora deste contexto.

Veja também:

E é bom que se ressalte, não só no Brasil, mas aqui parece que a condescendência e a hipocrisia são maiores, e agressores dentro, no entorno ou mesmo longe dos estádios, voltam a frequentar os jogos sem impedimentos e em curto tempo. No programa contei algumas histórias que vivenciei nos estádios que frequentei no Rio de Janeiro, desde os tempos de torcedor, ainda na década de 70, até o período como repórter, já nos 90, para reforçar que o problema vem de longo tempo e pouco ou quase nada foi feito para chegarmos ao atual estágio.

Torcida única, na minha opinião, é a assinatura oficial da incompetência de Estado, clubes, federações, CBF, segurança pública e sociedade. Um paliativo que nada resolve. Além disso, para mim, é a morte do futebol, o que já ocorre em São Paulo e em outros locais. 

Assista abaixo ou no canal "Comendo a Bola" no YouTube (clique aqui), o debate "Violência e Morte no Futebol", do qual tive mais uma vez o privilégio de participar com Mauricio Capellari, Carlos Eduardo Falkoski e Rodrigo Titericz e dê sua opinião. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário