terça-feira, 18 de maio de 2021

TRÊS HISTÓRIAS COM ROMÁRIO

Romário no jogo contra a Escócia, pela
Copa de 90. Foto do site O Curioso do Futebol
Se no livro Contos da Bola uso a ficção para narrar histórias do mundo futebol, algumas vezes inserindo cenas imaginárias em meio a fatos, alguns históricos, aqui neste texto vou relatar três histórias minhas em que direta ou indiretamente tiveram a participação de Romário. As fotos lá embaixo são de papéis que encontrei em minha arrumação pós-mudança recente de apartamento aqui em Floripa, algo que deveria ter feito bem antes, ainda no Rio, mas - creio - veio na hora certa até para eu poder registrar e revelar aqui estes episódios para você.

Em ordem cronológica, a primeira história é a mais banal, ocorrida no fim dos anos 80, numa boate da Zona Sul carioca que se chamava New Let It Be, onde inclusive trabalhara pouco tempo antes um saudoso amigo do Grajaú, o Almir "Barriga". Fui a uma festa com outro saudoso amigo, com quem trabalhava na Rádio Imprensa FM, o dublador, ator e locutor Andre Filho, e acabei sendo apresentado naquela noite a muitos artistas e jogadores de futebol de expressão. Pois foi lá a única vez em que estive pessoalmente com o gênio da grande área (definição de outro gênio, Johann Cruyff, também já vivendo em outro plano).

Romário já jogava no PSV Eidhoven, da Holanda, e estava de folga ou férias no Brasil. Mal trocamos duas palavras e nos cumprimentamos com um aperto de mãos. Foi só. Porém, como ele sempre foi atração por onde passava, não deixei de observar dois fatos inusitados para mim, especialmente naquela época. Aonde ele ia, dois ou três seguranças o cercavam, o que não era comum entre os craques brasileiros naqueles tempos. As "sombras" do artilheiro não se distanciaram dele nem mesmo quando ele subiu para o andar superior da boate para assistir a um strip-tease muito mixuruca que rendeu mais risos do que tesão na plateia masculina. O outro fato que me confirmou o que já diziam, mas eu não acreditava, é que ele não pôs uma gota de álcool na boca.


Na segunda vez, Romário foi apenas o motivo. Ele havia fraturado a perna num jogo na Holanda há poucos meses da Copa da Itália, em 1990, e o risco de ele ficar fora do Mundial era enorme. Ressalto para contextualizar que ele tinha sido, ao lado de Bebeto, o grande destaque da conquista da Copa América disputada no Brasil, no ano anterior. Portanto, a notícia estourou como uma bomba em todos os jornais, rádios e TVs, e não seria diferente no velho Jornal dos Sports de guerra, onde eu trabalhava. 

Por causa disso, o editor Carlos Macedo me incluiu às pressas na equipe já escalada para ir ao estádio Ítalo del Cima cobrir Nova Cidade x Botafogo, com a incumbência de entrevistar o médico Lídio Toledo, que além de trabalhar no clube alvinegro, servia também à seleção. Tive de esperar a fraca partida acabar, com vitória do Botafogo, por 1 a 0, gol do zagueiro Gonçalves no finzinho do jogo, ir ao acanhadíssimo vestiário onde se alojava o time alvinegro e falar com o médico para apurar o que ele já sabia sobre as condições do Baixinho.

Toda a cobertura daquele dia sobre a fratura de Romário no Jornal dos Sports e a entrevista com Lídio podem ser lidas clicando aqui.

O atacante acabaria sendo convocado pelo técnico Sebastião Lazaroni, mas foi para a Itália mais fazer figuração do que qualquer outra coisa, pois não teve tempo de se recuperar totalmente. Soube algum tempo depois por um integrante da delegação brasileira naquela Copa que numa reunião com Lazaroni, Romário o deixou bem à vontade para cortá-lo, algo nada comum na carreira do Baixinho. Para esta minha fonte, ter mantido Romário no grupo foi um dos grandes erros do treinador naquele Mundial. "Ele teve a faca e o queijo na mão para cortá-lo", disse ou deve ter dito desta forma, minha memória não deve ser tão prodigiosa assim.

A terceira vez foi a que motivou este texto. Quando achei numa velha e surrada agenda de telefones um papelzinho com os números de Romário na época em que atuava pelo Barcelona (1994) tive a ideia de fotografá-lo depois que já tinha amassado e jogado fora. Achei que a história merecia ser contada a partir deste registro que você vê aqui ao lado. 

Convidado por Mauro Cezar Pereira, que tinha sido meu chefe no Jornal dos Sports e já estava editando a revista Placar, em São Paulo, fui fazer um frila para a edição especial da revista sobre os melhores jogadores do Vasco de todos os tempos. Como na época eu trabalhava em outro lugar e o prazo de apuração era curto, não tive condições de fazer os 11, então dividi a tarefa com meu amigo dos tempos de Gama Filho e também do JS, Edir Lima. Romário ficou comigo e lá fui eu buscar de todas as formas o telefone do Baixinho na Catalunha. Naquele tempo, para os mais novos saberem e os mais velhos relembrarem, era com catálogos de telefone e auxílio da Embratel que conseguíamos os números e as ligações para o exterior.

Pois bem, com alguma ajuda de colegas jornalistas descobri que Romário não morava exatamente em Barcelona, mas numa cidade praiana chamada Sitges. A muito custo, depois de ligar para o clube, para algum jornalista espanhol, um assessor do Baixinho, consegui o número certo, mas nunca que ele me atendia. Falei com a Monica, sua esposa na época, mais de uma vez. Então resolvi mandar um fax (um fax!!!!) com o pedido de entrevista explicando o motivo. Só que continuei no vácuo. Até que, não me recordo se por uma mágica palavra-chave que usei ou minha insistência foi suficiente para vencer a resistência do artilheiro, consegui falar com ele. O início do diálogo vale muito mais que a matéria publicada e foi mais ou menos assim:

- Oi Romário, tudo bem?

- Tudo.

- Queria falar contigo para pegar um depoimento seu para a revista especial da Placar com os melhores jogadores do Vasco de todos os tempos. Você recebeu o fax que enviei pra você?

- Recebi.

- E o que você achou da escalação dos 11, da sua presença entre tantos jogadores históricos do Vasco? (lembrando que até então, Romário só havia jogado no time principal do clube cruzmaltino, de 1985 a 89, com conquista do bicampeonato carioca de 87 e 88)

- Não achei nada, eu não estou no time.

- Como não está, é por isso que o procurei e mandei o fax, tem a escalação aí: Barbosa... Jorge... Ademir Menezes, Roberto Dinamite e você.

- Ah, eu?

- Sim, você (não lembro se cheguei a dizer, mas poderia ter frisado: "Sim, você é você, ninguém mais!")

Daí em diante ele se soltou e foi muito simpático até.

A matéria você encontra clicando aqui.

Este trabalho para a Placar, aliás, rendeu outra ótima história de bastidores, com o ex-lateral-esquerdo Jorge, que fez parte do Expressinho do Vasco nas décadas de 40 e 50, mas esta conto em outra oportunidade.

Reprodução da revista Placar

Veja também:
"Contos da Bola" está de volta a campo
O dom de jogar bola e o Bolero de Ravel
Reinaldo, o rei do Galo mineiro   

Nenhum comentário:

Postar um comentário