sexta-feira, 1 de abril de 2022

MÚSICA PRA VIAJAR: CAVALEIRO DO SOL

Sobre Antulio Madureira já publiquei aqui, há 12 anos, um texto de 2000 e jamais me cansarei de dizer que é um mestre de obras-primas pelo seu gigantesco talento para criar instrumentos e sons que me tocam profundamente a alma. Sons que vêm das profundezas do Nordeste brasileiro, das cordas de aço, dedilhadas, percutidas ou deslizadas, vindas ao longo do tempo de longínquas origens ibéricas, indígenas e africanas.

Fruto, de uma forma ou de outra, do importantíssimo Movimento Armorial, criado no início dos anos 70 pelo gigantesco artista que foi - e é, sempre será - Ariano Suassuna, Antulio Madureira não podia ficar fora desta série e voltará com outras belezas. Para iniciar sua presença por aqui escolhi a mais conhecida dele, "Cavaleiro do Sol", composição que fez parte do seu monumental álbum "Teatro Instrumental" e que serviu de abertura para a série televisiva e posteriormente filme "Auto da Compadecida", baseado na obra de Suassuna.

No vídeo abaixo, Antulio toca a cabala, acompanhado pela Orquestra Jovem do Conservatório de Pernambuco, sob a regência do maestro José Renato Accioly, num trecho do seu DVD gravado no Teatro dos Guararapes, de Olinda (PE), em 2009. Arrepie-se! 

 

Mensagem publicitária

Clique na imagem acima e saiba mais
sobre minhas sugestões de leitura pra você.
Quem lê recomenda!

4 comentários:

  1. Respostas
    1. Antulio tem outras sensacionais, AnaLu. Obrigado pela visita e o comentário. Volte sempre. Bjs.

      Excluir
  2. Sempre aprendo com suas publicações sobre a nossa cultura musical. É mesmo de se arrepiar! Show.

    Regina.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agradeço muito, minha amiga. Na postagem de 12 anos atrás, você também havia comentado sobre o grande artista que é o Antulio Madureira. Muito obrigado mais uma vez e sempre. Bjs.

      Excluir