sexta-feira, 8 de abril de 2022

MÚSICA PRA VIAGEM: NA HORA DO ALMOÇO

Veja você como são as coisas. Uma das músicas mais antigas de Belchior, creio que seu primeiro sucesso, só vim a conhecer há cinco anos, no carnaval que passei com minha mulher; o casal amigo, Ricardo Malize e Renata Couto, e um de seus filhos, o Rafael, em Ibitipoca, nas Minas Gerais de meu pai, meus avós, tios e toda uma multidão de antepassados. 

Foi numa noite fria de fevereiro - fria sim, pois lá no topo dos morros, quando escurece, mesmo no verão, a temperatura desce. Um grupo de rapazes que estava trabalhando no Parque Estadual nos viu com violão e cantoria e se aproximou. Um deles pegou o violão do Ricardo e cantou esta música que incrivelmente eu não conhecia - ou não me recordava, pois na infância é bem possível que tenha passado por meus ouvidos sempre ávidos por música.

E foi dali que passei a buscar mais informações sobre o bardo de Sobral (CE) e ouvir seus álbuns disponíveis no YouTube e nos serviços de streaming com muito mais atenção. Poeta de primeira grandeza que teve um fim de vida isolado e misterioso passou a ganhar olhos e ouvidos atentos quando noticiaram seu sumiço. Mas o que me importa é a sua preciosa poesia - e também precisa, embora ele diga que gostaria de ter palavra mais precisa a oferecer ao público.

E é ela que emerge com toda a força musical do artista, em sua própria voz e também em magníficas interpretações do ator Silvero Pereira, no documentário "Belchior - apenas um coração selvagem", de Camilo Cavalcanti e Natália Dias, disponível gratuitamente no site do Festival "É Tudo Verdade" até domingo agora, dia 10. E foi o filme que me motivou a escolher esta música para a série, escrever estas linhas acima e os versos abaixo.

BELCHIORIANA Nº 1

O melhor de não viver 
dias de glórias
é não ser tentado
a se aferrar ao passado
e estar livre, com esperança,
mesmo em dias 
de caminhadas inglórias
ter e poder contar
esta e outras tantas histórias
de subir os degraus
e descer a ladeira
se entender com os planos
sonhados, imaginados
vividos sem ser realizados
mas curtidos e levados
adiante pela estrada
com os pés descalçados
ferindo as feridas
sangrando e chorando,
com o medo e a coragem,
dois aliados 
apertados no peito
de braços dados
com tristeza e alegrias,
dores e melancolias
das curvas e das retas
de avenidas e ciclovias
calçadas e passarelas
nos asfaltos da vida
em faixas amarelas
na contramão 
ou na via certa
sinais fechados,
abertos ou de alerta.

"É preciso estar atento e forte,
não temos tempo de temer a morte" 


Mensagem publicitária

Clique na imagem acima e saiba mais
sobre minhas sugestões de leitura pra você.
Quem lê recomenda!

Veja também:

Nenhum comentário:

Postar um comentário