terça-feira, 10 de maio de 2022

A INCRÍVEL HISTÓRIA DE UM LIVRO E SEU AUTOR

Na última quarta-feira, 4 de maio, em Teresina, um evento na OAB do Piauí marcou o relançamento do livro "O Piauí no futebol", obra de Carlos Said, conhecido como O Magro de Aço, jornalista e radialista que completou 91 anos de idade em janeiro. Como prova de que seu apelido não é em vão, quatro dias antes havia entrado em campo ao lado dos filhos, foi aplaudidíssimo pelo público presente ao estádio Lindolfo Monteiro, teve seu nome gritado pelos torcedores e ainda comentou o primeiro tempo da final do Campeonato Piauiense deste ano, entre Parnahyba e Fluminense-PI, para a Rádio Cidade Verde. O Fluminense perdeu o segundo jogo, mas conquistou o seu primeiro título estadual, levando para casa a Taça Carlos Said.

O relançamento do livro, publicado originalmente há 56 anos, foi uma merecidíssima homenagem ao Sr. Said. E tenho muito orgulho de ter dado o pontapé inicial, mesmo que involuntariamente, deste projeto e podido contar a história desta minha participação num dos prefácios da obra. 

Carlos Said e Fernando Gustav no lançamento do livro "O Piauí no futebol"

Na verdade, tudo começou com meu avô Thomé, que passou a bola (ou melhor, o livro) para mim, provavelmente nos anos 80, e eu toquei para o meu amigo e parceiro Fernando Gustav, que brilhantemente concluiu a gol com o auxílio luxuoso de Gustavo Said, seus irmãos Fernando, Claudio, Soraya e Rochele e demais familiares do Magro de Aço. Uma viagem no tempo e no espaço que conto numa das primeiras páginas do livro e tomo a liberdade de reproduzir abaixo.

As voltas que o mundo dá  

As extraordinárias voltas que o mundo dá. Bem poderia ser este o título deste relato. Como poderia eu imaginar que um livro guardado há tantos anos, com tanto afeto, com um valor sentimental tão forte para mim, pudesse me ligar a uma terra tão distante, onde sequer tive o prazer de passar perto, por intermédio de meu saudoso avô materno, Thomé de Souza Lamas, 35 anos após seu falecimento. Lamas, como foi chamado desde os tempos em que defendia o Bonsucesso, dos 15 aos 18 anos, na longínqua década de 30, ganhou o livro original numa de suas muitas viagens ao Nordeste do próprio Carlos Said, que escreveu uma dedicatória carinhosa e o autografou, pouco mais de cem dias antes de eu nascer.

O meu avô conhecia bem a minha paixão pelo futebol, tanto que me levou em muitos domingos de manhã à Rua Bariri para assistir a jogos do seu Olaria do coração nos anos 70. Dele, herdo o sobrenome que uso profissionalmente junto ao meu nome desde que comecei a trabalhar como jornalista, no fim dos anos 80. Provavelmente foi no início daquela década que ele me deu o livro, e o guardei com o máximo carinho, ainda mais depois que ele se despediu deste mundo, 13 dias após o seu aniversário, em 25 de outubro de 1985.

Pois bem, 34 anos depois, venho eu morar em Florianópolis, terra ainda mais distante de Teresina. Ao ser convidado por Sérgio Pugliese a fazer entrevistas com ex-jogadores de futebol que moram em Santa Catarina para o site e canal Museu da Pelada, na busca por um cinegrafista, uma jornalista me indicou Fernando Gustav, a quem ela não chegou a conhecer pessoalmente. Posteriormente, logo em nossas primeiras jornadas, vim saber que ele é piauiense, havia morado muitos anos no Rio de Janeiro e trabalhou na mesma faculdade em que minha filha, Luísa, se formou.

Porém, as conexões não pararam aí porque, durante os muitos encontros profissionais e pessoais que tivemos, comentei com ele deste livro e ele logo quis emprestado. Na primeira oportunidade em que veio à minha casa, Fernando o levou, provavelmente já maquinando uma surpresa. E aí está, esta nova edição de O Piauí no Futebol, proporcionada por esta grande viagem no tempo e no espaço, urdida pelos mundos visível, palpável e invisível, espiritual para quem crê. Graças a tudo isto, tive a felicidade deste grande encontro com meu amigo Fernandão e ver, por sua iniciativa, o renascer desta obra.

Minha mais profunda e respeitosa saudação a Carlos Said e toda a sua família, que ainda não tive a honra de conhecer pessoalmente, e toda a minha gratidão e amor, mais uma vez e sempre, ao meu inesquecível avô Thomé.

"Ao Senhor Thomé de Souza Lamas, o afeto do amigo que fazendo parte da família Said, vê no homem a honestidade e o esforço a serviço de uma conceituada firma, a Lanston do Brasil SA.
Carlos Said, em 06 04 1966"

Mensagem publicitária

4 comentários:

  1. Maravilhoso,fiquei emocionada!As voltas que o mundo dá!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado, por sua visita e o comentário. Peço apenas que assine da próxima vez, por favor, pra poder dirigir mais diretamente o meu agradecimento.

      Excluir
  2. Como esse mundo é pequeno, meu amigo. Bela história e ótimas (e saudosas) lembranças.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, meu amigo. Sou agraciado com histórias incríveis que só de contar muita gente não acreditaria. Nesta aí tenho provas e as apresentei acima.rsrs Abração, obrigado, volte sempre.

      Excluir