segunda-feira, 20 de maio de 2024

PERDAS IRREPARÁVEIS

Quem souber o autor da charge, por favor,
me diga pra que eu possa dar o devido crédito
Em menos de 24 horas, o meio esportivo de Comunicação do Brasil perdeu três ícones na semana passada: Washington Rodrigues, Antero Greco e Silvio Luiz. Do Antero pouco posso falar particularmente, pois quase não o acompanhei, embora soubesse bem quem era, muito do que fez e por ter assistido a alguns vídeos hilariantes da apresentação do SportsCenter em dupla com Paulo Soares, o Amigão.

Porém, de Silvio Luiz e Washington Rodrigues posso tecer mais parágrafos por ter ouvido e visto os dois com frequência, especialmente nos anos 80, quando ainda era só um torcedor fissurado por futebol. A exemplo de Antero Greco, ambos tinham uma verve humorística muito criativa. Os bordões de Silvio e do Apolinho estão na boca do povo há décadas. Não me cabe aqui ficar repetindo-os, pois já se cansaram de ler e ouvir, principalmente nos últimos dias.

Nesta postagem gostaria de relembrar os momentos em que pude ter contato com Silvio e Washington. Com o narrador, foi breve, pelas redes sociais, quando o informei que o título do conto "O que é que só você viu?" presente no livro "Contos da Bola" foi uma singela homenagem que prestei a ele. Silvio respondeu simpaticamente e fiquei feliz de ter podido falar, mesmo que brevemente, com ele. Afinal, sempre fui seu admirador.

Veja também:

Com ele nunca teve jogo ruim, as piores partidas com sua narração se transformavam num divertidíssimo programa de TV com o jogo servindo de pano de fundo. Ri demais em muitas das suas transmissões. E me emocionei e vibrei muito também com gols narrados por ele. Eu e milhões estivemos sempre de "olho no lance!".

Já Washington tive a oportunidade de entrevistá-lo no início dos anos 90, quando trabalhava para o Jornal dos Sports, num evento em homenagem a João Saldanha, falecido em julho de 1990, durante a Copa do Mundo disputada na Itália. E o ouvia no meu radinho desde os tempos em que foi com José Carlos Araújo e equipe para a Rádio Nacional, no fim dos anos 70.

Clicaê quem curte esportes! 

Fui seu ouvinte como torcedor e, posteriormente, como escuta dos seus comentários para escrever sua coluna no Jornal dos Sports, "Geraldinos e Arquibaldos", como do Show do Apolinho para pautar repórteres ou mesmo escrever notas e matérias fosse na Agência Sport Press, na Agência Placar, no Pelé.net, no jornal O Fluminense ou no ge.com (na época, globoesporte.com). As expressões criadas por Washington e seus comentários sempre estarão na memória de quem o ouviu em mais de cinco décadas de rádio.

Mensagem publicitária

Clique na imagem acima para receber
mais sugestões de leitura.
Quem lê recomenda!

Nenhum comentário:

Postar um comentário