sexta-feira, 25 de dezembro de 2020

MÚSICA PRA VIAGEM: SAPATO VELHO

O falecimento há poucos dias do cantor Paulinho, do Roupa Nova, levou minha mente em viagem de volta à minha adolescência e às festinhas de amigos e colegas do colégio, no início dos anos 80. Os dois primeiros discos do Roupa eram presença certa em todas elas. Não tenho certeza se "Sapato Velho" era muito executada nas festas, mas como na mesma época as FMs a tocavam sem parar, tudo pertence ao mesmo tempo e lugar. 

Esta música de Mú Carvalho (Cor do Som), Cláudio Nucci (ex-Boca Livre) e Paulinho Tapajós é uma das minhas prediletas. Ela fez parte do disco de estréia do Roupa Nova e gosto muito deste e dos dois posteriores da banda. Depois disso ficaram românticos demais para o meu gosto e me desinteressei. Antes, porém, fui a muitos shows deles, principalmente no ginásio Hugo Padula, do Grajaú Country Club.

Com amigos e meu irmão, já nos meus tempos da faculdade de Jornalismo (na infelizmente falecida Gama Filho), fomos à casa do guitarrista Kiko, que morava na época (1986, 87) em Bonsucesso, bairro da Zona Norte do Rio de Janeiro em que nasci, para fazer uma entrevista que não seria publicada em lugar algum. Pouco depois fomos a um show do Roupa no Canecão e, como já conhecíamos o Kiko, conseguimos ir ao camarim depois da apresentação e conhecer os outros cinco integrantes. Curiosamente, dois deles (Ricardo Feghali e, creio que, Nando) moravam no Grajaú, onde vivi de 1971 a 93 e depois de 2006 a 19, mas nunca os vi no bairro.

Outra curiosidade é que durante os anos 80 diziam que o nome do grupo havia sido dado por Milton Nascimento, por causa da música de mesmo nome. Mas isso foi desmentido posteriormente pelo próprio grupo. Bom, enquanto o Paulinho se encaminha para a Luz no Mundo Espiritual, aqui os fãs do Roupa Nova continuarão a se recordar dele com muito carinho e saudade. Em homenagem a ele, aos simpáticos integrantes do grupo e aos seus admiradores, a bela "Sapato Velho" no vídeo abaixo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário