terça-feira, 19 de janeiro de 2021

MÚSICA PRA VIAGEM: AMANHÃ

O mais previsível ao pôr aqui uma música de Guilherme Arantes seria selecionar "Meu mundo e nada mais" ou "Planeta Água". Porém, como gosto de fugir de padrões, obviedades, fáceis caminhos, aqui está "Amanhã", por vários motivos. O principal é porque foi dela que me lembrei no último fim de semana quando meu pensamento caiu numa desesperança total com tudo o que este país vem passando, especialmente desde 2018, com nossas instituições e nosso povo anestesiados, assistindo passivamente ao circo dos horrores atear o fogo dos infernos para se chegar a um céu cinzento. Cinzento de cinzas!

As outras duas músicas merecem e estarão em algum momento por aqui, como também "Coisas do Brasil" e outras deste grande artista brasileiro. Assim como "Meu mundo e nada mais", que me apresentou a Guilherme Arantes nos idos de 1976 (na novela Anjo Mau!), quando contava eu os dez dedos das mãos para revelar minha idade, "Amanhã" é daquele tempo, mais precisamente um ano após. E como parece que, apesar de tudo, ainda acreditamos fielmente que somos um país do futuro, continuamos a crer no amanhã. E que se inicie hoje. Ontem!

A esperança de dias melhores sempre há de estar por aqui. E mesmo com este ou aquele, estes, aqueles, estas e aquelas, "apesar de hoje, será a estrada que surge pra se trilhar". Amanhã há mesmo de ser outro dia, "mesmo que uns não queiram".

Enquanto o gado muge amuado ou irado lá fora, vamos ficar com o grande Guilherme Arantes, em interpretação maravilhosa no vídeo abaixo, gravado no Coaxo do Sapo, seu estúdio que fica no Litoral Norte da Bahia.


Nenhum comentário:

Postar um comentário