domingo, 17 de janeiro de 2021

MÚSICA PRA VIAGEM: SENTIMENTO DE POSSE

Ah, que saudade das rodas de samba, que saudade! Na noite do mais recente Ano Novo e nos fins de semana seguintes, o samba tem predominado no repertório aqui de casa, especialmente uma série de discos chamado "Samba de Raiz ao vivo". E "Sentimento de posse", de Adilson Bispo e Zé Roberto, gravada originalmente pelo grupo Pirraça, em 1989, e pouco tempo depois pelo Raça, me remeteu às rodas de samba que acabamos não frequentando ainda aqui em Florianópolis, apesar de termos planejado conhecer várias delas.

Veja também:

Mas a pandemia invadiu este pandemônio chamado Brasil e nos deixou sem lazer e eventos culturais fora de casa, desde o dia 15 de março do ano passado. Ao menos conseguimos ir a um ótimo show do mestre Paulinho da Viola, na UFSC, em novembro de 2019, o que, creio eu, nos redime com certa folga desta nossa falta.

Então, embora seja da mesma filosofia de vida do supracitado mestre, "Meu tempo é hoje", não pude evitar certa nostalgia das incríveis noites e madrugadas no Sobrenatural do Samba e no Mercado das Pulgas, em Santa Teresa; no Trapiche Gamboa, no Centro do Rio; no Candongueiro, nos tempos em que era em Maria Paula (Niterói), e em tantos outros lugares onde o pagode de mesa comia solto e só se via todo mundo sorrindo, cantando, dançando.  

O samba de Adilson Bispo e Zé Roberto me leva de volta àqueles ótimos momentos, que em breve voltarão, porque "apesar de você amanhã há de ser outro dia". Então, curta abaixo o grupo Revelação com uma galera boa no gogó, no batuque e nas cordas: "É difícil dizer, qual de nós tem razão..."


Veja também:

Nenhum comentário:

Postar um comentário