sexta-feira, 1 de janeiro de 2021

MÚSICA PRA VIAGEM: ESTRELA SOLITÁRIA

A maior prova de que o projeto Jogada de Música não abandonará a batalha e prossegue na disputa por seu lugar no campo da Cultura brasileira é esta belíssima música: "Estrela Solitária", de Zécarlos Ribeiro, gravada pelo grupo Rumo em 2018. Por quê, você pode estar se perguntando. Porque a descobri tem poucos dias durante a ótima programação da Rádio Devaneio, do meu amigo Luiz Antônio Mello, e não me furtei a colocá-la no extenso material de pesquisa de Jogada de Música.

O Rumo é um histórico grupo da Vanguarda Paulista, movimento que reuniu na Lira Paulistana nomes como Itamar Assumpção, Arrigo Barnabé, Premeditando o Breque (posteriormente Premê), entre outros, a partir do fim dos anos 70. Formado pelos irmãos Paulo e Luiz Tatit reúne outras tantas feras em seu timaço, entre elas a cantora Ná Ozetti, que tem ao menos uma outra música intimamente relacionada ao futebol em seu currículo, como por exemplo, a que Zé Miguel Wisnick fez em homenagem ao Doutor Sócrates.

Porém, o papo aqui é "Estrela Solitária", uma inspiradíssima obra que viaja do tempo-espaço, da imensidão do céu e do mar à leveza dos dribles de Mané Garrincha, ludibriando a Lei da gravidade, "iluminando o Maracanã". "A bola é a Terra/ A bola é o Sol/ A bola é a Lua/ A bola é gol". 

Deleitem-se, isto aqui é Música!  

Veja também:
Na dança de "Dinam-Nietzsche"
Cia Dos à Deux, a poesia do corpo
Entressafra
Pesadelos
"O rio" entrelaçado à "Sequidão"

Nenhum comentário:

Postar um comentário