terça-feira, 5 de janeiro de 2021

MÚSICA PRA VIAGEM: FOOL'S OVERTURE

Falar de Supertramp é retornar à minha adolescência. Foi certamente o grupo daquele período da minha vida. Ouvi "Paris" (1980) e os outros LPs que comprei a seguir tantas vezes que não dá nem para ter idéia de quantas foram. O duplo ao vivo na capital francesa, então, nem se fala. Mas "Even in the quietest moments" (1977), talvez o mais melancólico do grupo inglês, seja o que mais gosto de todos os de estúdio, incluindo "Crime of the Century" (1974), que tem 7 de suas 8 músicas no "Paris". E é no disco de 1977, cuja a música título é belíssima também, que está a épica "Fool's Overture".

A viagem sonora da parte instrumental e dos vocais de Roger Hodgson, seu verdadeiro compositor, e Rick Davies, seu coautor oficial, me conquistou de primeira, quando ouvi o duplo ao vivo na casa de um amigo. Já contei esta história em outra postagem e o link vai lá embaixo.

Veja também:

Mas o que importa é o "Prelúdio do Louco" que pretendo tratar aqui. Longa para os padrões radiofônicos, ela pouco apareceu em emissoras de rádio e TV, como "Dreamer", Give little bit", "The Logical Song", "Take the long way home", "It's rainning again" etc. No entanto, qualquer fã do Supertramp, e mesmo aqueles que nem são tão fãs, mas apreciam uma ótima música, com uma letra bem feita e curiosa, que fica entre o filosófico e o irônico, não pode ignorá-la. Muito pelo contrário, especialmente pela interpretação de Hodgson, com sua voz marcante.

Sem mais muito papo, então, aí vão duas versões de "Fool's overture": a original, em estúdio, e ao vivo, em Paris, com a letra no segundo vídeo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário