quarta-feira, 17 de fevereiro de 2021

MÚSICA PRA VIAGEM: MORRO VELHO

Fácil, muito fácil seria colocar Milton ou Elis cantando esta belíssima música aqui. Mas preferi fugir do óbvio mais uma vez, e não por "calculamento", mas por "emocionação", se é que o moço ou a moça me entendem por escrever assim desse "jei". Pois então, Mônica Salmaso. Mônica Salmaso e André Mehmari. Quantos brasileiros e brasileiras os conhecem? Seja lá que número venha, certeiro ou chutado, é pouco, muito pouco, pode ter certeza absoluta disso. Não vou citar ninguém nem fazer qualquer comparação, pois isso só jogaria uma tão grande cantora e tão importante instrumentista na mediocridade do comum, o que seria uma heresia de minha parte.

Morro Velho é canção do disco de estreia de Milton Nascimento, em 1967, ano em que Bituca começou a trilhar seu rumo ao merecidíssimo estrelato. No entanto, a primeira vez que a ouvi foi com Elis Regina, só não me recordo se num CD ao vivo ou no DVD da histórica entrevista, entremeada a outras canções ladeada por Cesar Camargo Mariano (piano), Luizão Maia (baixo) e Paulinho Braga (bateria), que ela concedeu ao icônico programa Ensaio da TV Cultura, em 1973. 

Porém, aqui abaixo esta canção que me remete aos meus ancestrais mineiros, muitos deles músicos, vem com uma arrepiante interpretação desta cantora que merece ter um reconhecimento muito, muito, muito maior em nosso país. Com vocês, Mônica Salmaso e André Mehmari, subindo e cantando Morro Velho, de Milton Nascimento.  


Nenhum comentário:

Postar um comentário