quinta-feira, 11 de fevereiro de 2021

TEM "DIÁRIOS MARGINAIS" TAMBÉM NO CARNAVAL


Nas comemorações do seu 25º aniversário, a Oráculo Cia de Teatro resolveu dar mais um presente ao público. Como não haverá carnaval de rua neste ano, devido à pandemia do Covid-19, e o primeiro fim de semana teve ótima repercussão, a companhia decidiu que a peça "Diários Marginais: um encontro com Lima Barreto e João do Rio" também será apresentada neste próximo fim de semana, entre os dias 12 e 14. 

Portanto, o espetáculo será exibido em todo o mês de fevereiro, de sexta a domingo, sempre às 16hgratuitamente no YouTube (https://linktr.ee/oraculocia), com live aos domingos logo após a apresentação para um bate-papo com o público. O texto de Wagner Brandi, que interpreta João do Rio, e Gilson Gomes, que faz Lima Barreto, é inspirado na vida e obra dos dois grandes escritores e cronistas do Rio de Janeiro do início do século XX. A direção é de Luiz Furlanetto.

No primeiro fim de semana, aplausos e elogios não faltaram. O crítico Gilberto Bartholo publicou no Facebook: "Desde o início da pandemia, tenho assistido a trocentas experiências desse tipo, que não devem ser chamadas de TEATRO. Não gostei da grande maioria e poucas coisas me agradaram. Esse "DIÁRIOS MARGINAIS" foi uma delas. Excelente trabalho! Nota-se apuro em tudo. Parabéns a todos os envolvidos no projeto! Estou divulgando para amanhã, com muito prazer e consciência. RECOMENDO MUUUUUUUUUUUITO!!!"

Já Patrícia Lopes, escreveu no grupo do Whatsapp da ONG Rede para Atores: "Uma cia que completa vinte e cinco anos nos presenteou com essa maravilha! Figurino e cenário de uma competência irrepreensível, principalmente para o online. A mimica foi bem empregada em alguns momentos da narrativa pelos atores. A Clara dos Anjos, moça periférica do Rio de Janeiro visita também a dramaturgia. Um devaneio de Lima. As influências literárias do Lima são bem trazidas ao áudio visual. O cenário ficou perfeito na plataforma. Estamos na casa de Lima, suponho, com livros e mais livros. A menção ao isolamento foi incrível. De alguma maneiro ou momento voltamos ao que hoje tornou-se preciso. Ambos nascidos no Rio de janeiro, ambos nascidos em 1881, ambos carregam em si a necessidade de ser e reverberar emoções. A composição dos personagens, foi dos figurinos a excelência dos atores Wagner Brandi e Gilson Gomes. De zero a cem, nota mil! Diários Marginais, obra que recomendo com louvor!"


Com a promessa de uma resenha completa para breve, a página Artéria Arte Circulação no Instagram, publicou o seguinte: "Uma aula literária através do teatro. O progresso é para todos, inclusive para gente pobre... Uma das frases as quais não devemos esquecer desse espetáculo, isso é simplesmente magnânimo! Espetáculo gratuito, basta entrar na página @oraculociadeteatro . Não dá para perder!" 

Portanto, o grande programa para este carnaval é teatro em casa. Aliás, o título deste texto poderia ser "Tem carnaval também em "Diários Marginais"", pois o tema, além de estar em debate neste inusitado e encantado encontro entre Lima Barreto e João do Rio, serve para marcar bem no espetáculo como cada um encarava a festa popular e também definir bem as características pessoais bem distintas. Para quem ama Arte, o Teatro em especial, o espetáculo é mesmo imperdível. Confira só neste aperitivo abaixo.


2 comentários:

  1. É um trabalho que está nos trazendo muitas alegrias. Um esforço de toda equipe que tem o reconhecimento de profissionais renomados no cenário teatral! Quero sempre agradecer aos profissionais que estão envolvidos nesta montagem,pois sem eles não seria possível a realização deste espetáculo. Obrigado pelo belo texto, Lamas. Temos muitas conquistas juntos! Forte abraço.

    ResponderExcluir
  2. É um trabalho que está nos trazendo muitas alegrias. Um esforço de toda equipe que tem o reconhecimento de profissionais renomados no cenário teatral! Quero sempre agradecer aos profissionais que estão envolvidos nesta montagem,pois sem eles não seria possível a realização deste espetáculo. Obrigado pelo belo texto, Lamas. Temos muitas conquistas juntos! Forte abraço.

    ResponderExcluir