quarta-feira, 21 de agosto de 2024

MÚSICA PRA VIAGEM: BARCAROLA DO SÃO FRANCISCO

Capa do LP "Boca Livre" de 1979
Esta música, mais especificamente esta gravação que você pode ouvir abaixo, mudou a minha vida para sempre. Já tinha ouvido no LP de estreia do Boca Livre muitas e muitas vezes na casa que morava em Rio do Ouro (ou Várzea das Moças), São Gonçalo (RJ). 

No entanto, num fim de semana qualquer, de um ano que não vou me recordar, mas acredito que tenha sido em meados dos anos 90, ela me tocou de tal maneira que me fez revelar, ou melhor, me fiz revelar o artista que verdadeiramente sou. 

Ruim ou bom, completamente desconhecido do grande público, mas sim, um escritor, dramaturgo, poeta, roteirista, compositor, enfim, provas não faltam, é só procurar aqui mesmo neste blog. E por que mudou minha vida? Porque as perspectivas mudaram completamente a partir dali. Trabalhava como jornalista e continuei assim até 2013 pelo menos, sem interrupção, mas com outras ideias, outros pensentimentos na cabeça e no coração, pois que na alma já se encontravam desde sempre.

Veja também:

Tanto que no início dos anos 2000 tive minha peça "Sentença de vida", escrita numa só noite, no fluxo mais impressionante de escrita que experimentei nestes já 58 anos de idade, encenada em palcos de Rio de Janeiro, Niterói (RJ) e São Gonçalo, graças à produção e direção de Cristine Cid. Mas já tinha muitas outras coisas escritas que nada tinham de jornalísticas, criadas pela minha vivência, observação, emoção e razão. Muitos destes textos estão publicados aqui no blog, em sites diversos, jornais, livros

Apesar disso tudo, não tinha até então a plena consciência do que me foi revelado naquele momento em que ouvi "Barcarola do São Francisco", composição de Geraldo Azevedo e Carlos Fernando. Algo me tocou profundamente na alma de uma forma que não se explica, apenas se sente e vive. 

Veja também:

Por isso, além da imensa admiração pelo Boca Livre desde o fim dos anos 70, tenho também imensa gratidão ao grupo por este singelo e vigoroso motivo relatado acima. Curtam, então, mais uma belíssima música nesta série especial, interpretada magistralmente pelo grupo, que na época era formado por Zé Renato, Cláudio Nucci, David Tygel e Mauricio Maestro.


Mensagem publicitária

Clique na imagem acima para receber
mais sugestões de leitura.
Quem lê recomenda!


3 comentários:

  1. A música é pura (e bela) poesia, mas confesso que não conhecia.
    Essa sua experiência singular me fez lembrar de como Star Wars, de John Williams, forjou o conceito de beleza que carrego por toda a vida, permeando não só a música, mas toda forma de arte.
    Um abraço!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico muito feliz por esta oportunidade de apresentá-la a você, meu amigo. É também minha intenção tirar do lugar comum a série, trazendo músicas não tão famosas, mas que de alguma forma me marcam ou marcaram. E neste caso relatado acima, pra nunca mais esquecer. Como também ocorreu contigo e, creio, haja exemplos para muitas e muitas pessoas em qualquer âmbito. Agradeço mais uma vez sua visita, o comentário e o apoio de sempre. Forte abraço.

      Excluir